quarta-feira, 31 de agosto de 2016

[119] New Dream | Fernando Ferraz


Título: New Dream
Autor(a): Fernando Ferraz
Editora: Arwen
Páginas: 178
Skoob: Clique Aqui
Comprar: ArwenStore
Sinopse: No norte da França, Albert descobre que a sua vida pode acabar em um instante. Em meio à luta pela sobrevivência, irá também tentar aprender a lidar com o perdão, o amor, a dor, o medo da morte e o desejo de ir a cada momento mais longe. Mas talvez nem todos os sonhos possam ser realizados...
O sentir do amor nada mais é do que a troca de intimidades, a força das atitudes que se tem.
Por isso, viva. Mostre seu lado mais lindo e não tenha constrangimento de ser o que você é. Amanhã tudo pode acabar.



New Dream é um romance nacional ambientado no norte da França e trás a história de Alberto. Ele é um jovem rapaz com  um talento nato para a escrita e que almeja se tornar um grande escritor, mas que já sofreu bastante na vida. Seu pai era um grande pintor, mas com o tempo ele passou a beber e perder prestígio no mundo da arte, se tornando o alcoólatra que só sabia beber e descontar sua raiva na família, o que acaba provocando a saída de Alberto da casa dos pais. Além disso, o jovem teve o coração partido por sua noiva Emanuelle, que ele descobriu estar lhe traindo no dia em que ia pedi-la em casamento.

Poucos anos depois, já mais maduro e com a carreira de escritor nos eixos, ele recebe a notícia de que Emanuelle retornou à cidade, ela vai atrás dele em busca de uma reconciliação. A princípio Alberto expele qualquer aproximação dela, mas acaba aceitando lhe dar uma segunda chance. Contudo, nada na vida são só flores e o jovem escritor acaba descobrindo que tem câncer e que seus dias estão contados, mas isso não o impedi de continuar seguindo o sonho de escritor e concluir seu livro. A partir daí a história do livro vai girando em torno da batalha do jovem contra a doença.

"A dor de ter sonhos frustados machuca, mas o que mais machuca é não tentar realizar esses sonhos."

A princípio, o que me chamou a atenção para essa obra foi o fato da Editora e do autor, juntamente com o Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas, estarem realizando a campanha Câncer Zero, que destina parte dos lucros das vendas do livro ao setor de Oncologia do Hospital. Eu gostei bastante dessa atitude do autor e da Editora Arwen, então eu quis ler e resenhar o livro para dar mais visibilidade à esse ato.

A escrita de Fernando Ferraz nesse livro é carregada de emoção, mas ao mesmo tempo é bastante leve, tanto que terminei o livro em pouco mais de umas horas. A história fala principalmente de seguir sempre os nossos sonhos apesar de todas as dificuldades e eu achei esse mensagem muito linda. Confesso que senti um pequeno nó na garganta no final da leitura, que foi muito tocante.

Alberto é um personagem vaidoso, determinado e que não fica se lamentando, claro que ele sofre pela sua doença, mas ele não se deixa abalar e continua se dedicando ao seu sonho. A ambientação do livro é bem trabalhada, eu consegui imaginar a história ocorrendo em Paris, que é a cidade dos meus sonhos. Além disso, o fato da história se passar no decorrer das quatro estações foi bem interessante, gostei de como o autor trabalhou isso.

Como pontos negativos, posso dizer que achei os demais personagens meio rasos de personalidade  na minha opinião faltou desenvolvimento neles. O começo do livro também foi um pouco lento para mim, demorei um pouco pra entrar no ritmo, mas vale a pena. 

A parte física do material está bastante caprichosa, a capa e a diagramação são delicadas e lindas, cada capítulo começa com uma frase reflexiva relacionada ao capítulo, mais uma vez a Editora Arwen está de parabéns!

Então, é isso, gostei do livro de forma geral e é uma leitura que recomendo. E se você gostou, aproveite para comprar seu exemplar na loja da Editora, a ArwenStore, ou no stand da mesma na Bienal de SP (Pavilhão do Anhembi – Stand 69) e ajude com a campanha Câncer Zero!



21 comentários:

  1. Olá José
    Que legal saber sobre a campanha, é mesmo uma atitude maravilhosa. Bom, imagino mesmo que seja uma obra carregada de emoções, seja por conta da doença em si ou pela trajetória de modo geral.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Que atitude linda! Trabalhar com livros é um ato complicado, nem sempre gera lucro, e vemos que isso é feito com amor quando abrem mão de parte do dinheiro para ajudar uma causa nobre. <3 Fiquei receosa com o final, acho que ele não nos dá boas noticias ne? Histórias sobre Paris sempre são enriquecedoras, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Não sei porque quando li a sinopse achei que era um livro de época, então no momento que você citou o câncer eu já fiquei triste pq já vi o Alberto morrendo haha Tive a impressão de o livro ser um pouco A Culpa Das Estrelas, sem aquela vibe catalítica.

    Adorei saber dessa iniciativa e além disso, sua resenha fez eu querer esse livro pra mim. Vou contar minhas moedas aqui, pq já preciso.
    Bjs.

    www.paraisoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  4. Só a capa do livro me faz morrer de amor!!! Sim, sou apaixonada pela torre Eifel. Gostei da premissa, mas acho que como você, sentirei falta de um desenvolvimento maior dos personagens.
    Valeu pela dica!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Muito legal saber que um livro que trata sobre câncer também está ajudando os pacientes da doença. Gostei bastante da premissa do livro, apesar de o autor não trabalhar muito os personagens.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e achei bem interessante ele ser passado na França, acho essa ambientação ótima, pois tenho vontade de conhecer!
    Bom saber que ao mesmo tempo que o autor soube dar a trama uma carga alta de emoção, deixou a trama leve que fez com que você tenha lido rapidamente!
    Quero saber o final que te tocou tanto assim e deixou com nó na gargante, então vou ler assim que possível!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Achei a campanha de Câncer Zero uma ótima e linda iniciativa. Essa doença é tão esmagadora e hoje em dia tão presente que precisa de mais campanhas como essa.
    Gostei bastante da ambientação ser na França e não me lembro de ter lido nada que se passasse por lá. O livro parece nos trazer algumas reflexões acerca dos nossos sonhos e como lidarmos com o fracasso e isso me chamou a atenção.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá José,
    Ainda não conhecia a obra, mas fiquei bem interessada. O principal motivo para o meu interesse foi que Alberto é filho de um pintor e que a obra é ambientada na França. A única coisa que não entendo é porque os autores nacionais estão escrevendo histórias no exterior...
    Outro ponto que me agradou bastante foi que o personagem é determinado, acho isso essencial e sempre busco isso em livros.
    Que pena que os demais personagens foram rasos.
    Entretanto, apesar dessa ressalva, fiquei bem curiosa em relação a trama.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha uma linda inciativa do autor da editora e agora sua também por nos dar a chance de conhecer esse projeto.
    O livro parece ser bem bacana fiquei curiosa e pretendo le-lo o quanto logo.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei da capa, apesar de simples é linda. Gostei da proposta do livro e também da campanha câncer zero. Achei a sua resenha muito sincera e gostei de ver a sua opinião, espero que se eu vier a ler, que eu possa gostar pois parece ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu não conhecia nem o autor, nem a obra, mas fiquei muito surpresa quando li sua resenha, principalmente sobre a campanha, porque também sou de Poços de Caldas! Achei isso muito legal, e vou ser sincera, eu não conhecia essa campanha, mesmo sendo na minha cidade!
    Tenho certeza que o livro deve ser bonito, ainda mais por lidar com um tema tão complexo como o câncer.
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  12. Heey, tudo bem? Eu gostei muito de conhecer esse livro e adorei saber tua opinião. New Dream parece ser um livro bem interessante e por se passar na França já me deixa curiosa. Espero ter a oportunidade de ler. Aliás, adoreeei a capa! Muito bonita :D E achei incrível a campanha! Desejo todo sucesso ao autor!
    Beijos!

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que bacana esse exemplar, apesar da desenvoltura dos personagens, acredito que se trata de uma obra brilhante, ainda mais quando abraça um projeto tão nobre como o Câncer Zero. Se visse esse livro na prateleira de qualquer livraria, eu o compraria só pela capa e sinopse.
    Parabéns pela resenha, sucesso!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Eu sou o autor do livro, fiquei muito contente com a resenha e com os comentários, se quiserem eu posso responder todas as questões acerca do livro.
    estou aqui para as perguntas...
    Segundo: José, eu entendo o nó na Garganta, foi muito emocionante, até mesmo para eu enquanto escrevia...

    Quem quiser esse é o meu face: https://www.facebook.com/fernando.ferraz06

    ResponderExcluir
  15. Oieee!!! Primeiro eu queria dizer que a iniciativa do autor e da editora na campanha câncer zero é lindíssimaaaaa!!! Segundo que o livro realmente parece ser bem emocionante, livros assim quando terminam sempre levam com eles um pedacinho de mim. A única coisa que não entendi (e confesso que não gosto muito) é justamente ser ambientado na França. Dou tanto valor aos escritores nacionais que sempre quero ver suas histórias em cenários daqui. Mas pretendo ler em breve, obrigada pela dica! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, esses Dias atrás a Letícia Godoy me falou sobre o projeto desse livro e sobre o autor estar revertendo o valor do livro para o hospital. Achei isso muito bacana mesmo. Mas ainda não sabia nada sobre o livro e fiquei feliz em conhecer mais do enredo. Espero que o Alberto consiga superar todas as dificuldades que vem enfrentando.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei um tanto curiosa com a história, pois gosto de livros que falem sobre o câncer. Além disso achei muito bacana o autor e a editora participarem dessa campanha, o que aumentou meu interesse na obra. Enfim, apesar dos pontos negativos, imagino que é uma boa história e gostei da mensagem que o autor nos traz.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi José!

    Gostei muito da sua resenha e achei super linda essa atitude do autor e da editora.
    A história parece mesmo ser muito comovente e fiquei muito curiosa para saber qual o desfecho escrito para os personagens mediante uma trama tão sensível. Espero ter a oportunidade de ler esse livro.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  19. Oi José, não conhecia o livro e confesso não fiquei muito interessada no enredo. Não por conta de todo o sofrimento pelo qual o personagem passa, mas porque a história em si realmente não me cativou. É este inicio mais enrolado acaba pondo por terra alguma chance.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Gostei da campanha pela qual o livro é relacionada, o que me motiva ainda mais para ler. O enredo do livro é interessante principalmente por mostrar a jornada para publicar um livro. Quero conhecer essa narrativa emocionante do autor, mesmo com a personalidade dos personagens não tão construída.

    ResponderExcluir
  21. Gente que capa mais lindaaaaaaaa!!!!!
    Não conhecia o livro, mas ele não chamou tanto assim a minha atenção. Claro que eu leria se aparecesse a oportunidade, mas o que eu gostei mais foi da iniciativa do autor e da editora com a campanha.
    Por ela, eu com certeza teria o livro na estante, pois achei super legal e super válida!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir