domingo, 21 de agosto de 2016

[116] Resenha: A Facção Iconoclasta | Wudson Silva



Título: Anjos - A Facção Iconoclasta
Série: Anjos (Livro 2)
Autor(a): Wudson Silva
Editora: Sedas Edições
Páginas: 376
Skoob: Aqui
Sinopse: Para cada ação uma reação: o plano seguia conforme o combinado. Mas, por que no meio de uma investigação tão importante o detetive Clóvis teria ido tão longe investigar a morte de uma modesta catequista?O que se passa em Anjos - o segredo de Judith, em síntese, representa uma armadilha contra o líder de uma perniciosa facção iconoclasta. A reação deste líder é a chave desta segunda aventura.
O livro inicia por narrar os dias que antecederam a investigação sobre a morte de Judith, a catequista, e continua após a partida do detetive Clóvis da cidade interiorana de Rio Vermelho. Desta maneira, o livro anterior se passa em um lapso de tempo deste, que além de incluir as novas dificuldades investigativas devidas à intromissão dos inspetores externos Noêmia e César, revela novos aspectos da caótica filosofia angelical. A principal abordagem de Anjos a facção iconoclasta refere-se às práticas de explodir imagens sagradas em igrejas católicas. Mas Clóvis, o detetive que interpreta anjos, descobre a origem desta estranha tendência e se infiltra no audacioso e criativo fórum virtual de debates, o Art Forays, no qual enigmáticas mensagens são inseridas pelo grupo criminoso para indicar igrejas e métodos de detonação das esculturas religiosas que estas igrejas contenham. O desafio é interpretar essas mensagens para, chegando antes, evitar que novas explosões acabem por deflagrar uma guerra religiosa, de proporções incalculáveis. Os católicos estão irados, e não estão mais dispostos a aceitar a profanação de seus templos e signos sagrados.

Olá pessoal, ainda se lembram de mim (sou eu, Andriele)? Faz um tempão que não apareço por aqui no blog (tipo uns anos)! Contudo, hoje eu renasci das cinzas para trazer à vocês a resenha de A Facção Iconoclasta, o segundo livro da série Anjos, cujo primeiro volume, O Segredo de Judith, foi resenhado por mim umas 100 resenhas atrás (atrasada? Imagina). Então, vamos lá?

No início da história, tem-se a ocorrência de um atentado contra uma igreja católica, que acaba despertando a atenção do detetive Clóvis e de sua equipe, composta pelo delagado Santiago e pelos investigadores Cassiano, Joyce e Thadeu, que logo iniciam uma investigação em torno desse fato. Como resultado, eles são levados à encontrar um fórum na internet chamado Art Forays, frequentado por terroristas estimulados pela história bíblica de Gideão (personagem que teria destruído altares de deuses pagãos à mando de Deus), ou seja, esses terroristas tem como objetivo realizar atentatos com bombas para destruir imagens de santos nas igrejas.

Paralelamente à investigação, existe um programa televisivo apresentado por um Pastor, que incita frequentemente o ódio em seus fiéis contra a Igreja Católica, acusando-a de adorar deuses, que no caso seriam os santos. Isso, obviamente, só faz aumentar a ocorrência de atentados contra as igrejas.

Com as explosões continuando a ocorrer em todo o País, a equipe de Clóvis precisa correr contra o tempo, caçando o líder da Facção Iconoclasta, que seria o nome do grupo de terroristas, montando um complexo plano de investigação para capturá-lo, chegando a solicitar até mesmo a ajuda do Exército. Entretando, até o momento os investigares não acharam quase nenhuma pista e os seus superiores mandam apenas mais dois investigadores, César e Noêmia, que passam a desconfiar do próprio Clóvis, duvidando da sanidade mental do mesmo. Visto que Clóvis não é um ser humano normal, ele tem a capacidade de ver Anjos e ler a mente das pessoas, e claro que os dois novos investigadores acham as atitudes do detetive suspeitas.

No meio da investigação, Clóvis viaja pro interior, até uma pacata cidade chamada Rio Vermelho, onde investiga o caso do assassinato da Catequista Judith, que foi morta na casa paroquial e que possuí alguma ligação com os atentados ocorrendo em todo o Brasil. Essa parte da história é contada no primeiro volume da série, mas não é preciso lê-la para poder entender o segundo volume, mas eu recomendo que, caso queira ler os dois livros, tente lê-los em ordem, pois o segundo volume trás spoilers imensos do primeiro.

“— Só que tem coisas que os livros não explicam, assim como situações que muitos adultos ignoram.”

Wudson provou neste livro mais uma vez o quanto um autor brasileiro pode ser tão bom, e até melhor, que os estrangeiros. Sua escrita é leve e envolvente, me prendendo do começo ao fim. As cenas de ação são no mínimo fenomenais, bem descritas e narradas, me fazendo ver um filme na cabeça de tão boas que eram as descrições de ações e cenários. Minha adrenalina chegou nas alturas em algumas cenas, principalmente na parte que rola uma perseguição de carro, digna de um filme de ação hollywoodiano.

Além disso, adoro o jeito como o autor incluí os planos de fundos religiosos em suas narrativas, adoro livros que tem esses temas como base, principalmente os que conseguem aumentar nosso conheço sobre tais temas sem tornar a história muito massante ou didática, e isso o Wudson faz muito bem.

Ao terminar a história, fiquei imaginando o que se passa na cabeça do autor para ter criado uma história cheia de tantos enigmas, praticamente um quebra-cabeça, e conseguir amarrar tudo em um final surpreendente e fantástico, não deixando nenhuma ponta solta.

Não tenho nenhuma ressalva ou algo de ruim para dizer dessa obra, é ação do início ao fim. A história é tão complexa que não cheguei a descrever nem metade de tudo que ocorre nessa resenha. Por fim, super indico esse livro do Wudson Silva, seus livros tem um lugarzinho especial no meu coração <3.

Espero que tenham gostado da resenha. Até a próxima vez que eu tiver coragem de escrever!







21 comentários:

  1. Olá Andriele
    Adorei a sua resenha, e apesar de não conhecer a série e nem ter lido sua resenha do primeiro livro, pude perceber que é uma trama bem interessante. E é ótimo constatar que se trata de um autor nacional. Fiquei bem curiosa sobre a ambientação, sobre as cenas de ação e personagens também. Espero poder conferir os dois títulos se tiver a oportunidade. Obrigada pela dica!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei sua resenha!
    Não conhecia essa série ainda, mas achei muito interessante todo esse contexto religioso que tem por trás dela e fiquei muito interessada em como o autor narrou isso, de uma maneira que não ficasse chato. Em relação a isso, me lembrei um pouco de Dan Brown.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Andriele,fiquei interessada em ler esses livros já que possuem tanto mistério e o autor consegue amarrar bem a trama. Orgulho dos nossos autores brasileiros, arrasando em todos os gêneros de literatura. Obrigada pela recomendação. Bye

    ResponderExcluir
  4. Olá Andriele,
    Bem vinda de volta!
    Nossa, adoro livros com investigações ligadas a Igrejas, acho esse tema bem fascinante. Conforme fui lendo sua resenha fui pensando nas obras de Dan Brown, mas não como uma comparação e, sim, como algo que tem a mesma base, sabe, mas que é diferente. Me interessei na leitura do livro e adorei saber que o final é amarrado, ah, como são bons livros assim. Vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Hey!
    Bom, eu não li a primeira resenha da série, mas parece ser bem interessante. Adoro livros que trazem alguns enigmas, que fazem a gente pensar o que vai acontecer até o fim do livro, sempre da aquela ansiedade e faz com que a leitura seja bem breve. Além disso, a forma que foi introduzido os temas religiosos é bem interessante e fiquei super curiosa pra conhecer. Gostei da dica!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que ótimo ver livros de autores brasileiros com histórias fantásticas! A história parece ser bem interessante e que ótimo que as cenas de ação são bem descritas. Sua resenha me deixou curiosa para ler, já que sua opinião foi tão positiva haha. Adorei a resenha e espero que volte a postar mais vezes aqui no blog!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  7. Você desenvolveu uma resenha mega empolgada e ao final, me deixou curiosa porque falou que não descreveu nem metade... puxa vida, fique realmente interessada em conferir o livro, e olha que nem li o primeiro da série.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ola amore...
    Que capa linda, e o título não passa despercebido, adoro histórias de anjo s2.
    Amo literatura nacional, e já estou curiosa pra ler esse.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu não conhecia essa série, mas através de sua resenha pude ver como ela é interessante. Eu gosto quando o autor consegue trazer a realidade para o leitor, e parece que esse livro faz exatamente isso, abordando, ainda, questões religiosas, o que enriquece o enredo! Gostei da sua resenha! Helô

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante a história do livro e até um pouco inovadora em comparação com o que venho visto de resenhas, e também com o que tenho lido. Eu não conheço o autor, mas com certeza vou prestar mais atenção nele, afinal gostei mesmo do que você descreveu. Outro ponto importantíssimo que você destacou foi a questão dos autores nacionais, que muitos são maravilhosos, mas infelizmente ofuscados pelos estrangeiros.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    A premissa do livro não me chamou muito a atenção. Me lembrou de certa forma O código da Vinci e não sou muito fã de livros que tratem de tal temática talvez por não ser católica.
    Embora tenha ficado um pouco curiosa para saber como ele fecha tais amarras soltas no decorrer do livro, não pretendo ler.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Gosto muito de livros repletos de mistérios e envolver ataques terroristas com questões da igreja, é sem dúvidas uma faceta enorme. Fiquei muito empolgada por você ter dito que o livro é acontecimentos do começo ao fim, obras assim me prendem e eu também conseguiria largar a história. Adorei todos os pontos que você apontou, não li o livro antecessor, mas vou procurá-lo também e espero embarcar nessa história em breve.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Oie tudo bom?
    Eu diferente de você não gosto muito de ficções com temas religiosos esses livros que tem enigmas, suspense sempre despertam curiosidade e até mesmo eu que não gosto gostaria de saber o que tem por detrás de todo esse mistério.
    Amei a Resenha.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  14. Olá ♥
    Meu deus, eu não curto muito o gênero,mas essa capa está maravilhosa. Bom o que eu gostei do livro foi essa pegada de investigação gosto quando o livro te deixa curiosa e você me deixou muito curiosa ao longa da resenha. A premissa do livro realmente é um tanto instigante mesmo não gostando do gênero me atraiu em vários sentindo, deixei a dica anotada quem sabe faço a leitura em breve . Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi. Tudo bem? Puxa ainda não conhecia nem o primeiro livro dessa série e estava perdendo uma grande obra pelo que pudd perceber. Adoro histórias cheia de enigmas e reviravoltas. Fico acompanhando a investigação como se eu fosse a própria detetive da história. Rsrs.
    Dica mais que anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Fiquei bem curiosa com sua resenha, principalmente em saber que o autor conseguiu criar uma história completamente flúida e ainda repleta de mistérios, muitos envolvendo religião.
    Vou conferir a resenha do livro 1 para saber mais sobre ele pois gostei bastante

    ResponderExcluir
  17. Não sei se leria esse livro, tem algo que você gosta e que eu não gosto que é uma história com esse fundo religioso, então acredito que não aproveitaria a leitura como você. Mas amo livros que parecem filmes, que são repletos de ação, que nos deixam com a adrenalina nas alturas, então talvez no futuro eu mude de ideia.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda e achei a premissa interessante, mas não sei se leria, isso porque não é do tipo que costumo ler, logo não fiquei realmente animada, sabe? Mas achei curiosa história que o autor criou e fiquei feliz ao ver que ele soube desenvolver tudo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Ainda não tinha lido a sua resenha do livro anterior, mas, a resenha desse volume me agradou em muito. Como não conhecia a série, já estou muito curiosa a respeito dela e espero poder ler em breve... Ainda mais se tratando de um nacional...
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Adriele, não conhecia este livro, na verdade a série e adorei o enredo que você contou. Misturar enredo policial com religião deve dar muito pano para manga!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Por mais interessante que a premissa do livro me pareceu ser e por mais entusiasmada que eu senti que você ficou com a leitura, não me pareceu o meu tipo de história. E olha que eu li tudo com calma quando vi que ele levou 5 estrelas e foi favorito.
    Acredito que é uma boa leitura e que vai agradar muito quem curte o estilo, apenas não é o que eu costumo ler e nem o que estou procurando no momento. Então, por enquanto, essa dica eu passo.
    Parabéns pela resenha!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir