quinta-feira, 4 de agosto de 2016

[113] Resenha: Sedução da Seda | Loretta Chase


Título: Sedução da Seda
Série: As Modistas (Livro 1)
Autor(a): Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Skoob: Aqui
Sinopse: Talentosa e ambiciosa, a modista Marcelline Noirot é a mais velha das três irmãs proprietárias de um refinado ateliê londrino. E só mesmo seu requinte impecável pode salvar a dama mais malvestida da cidade: lady Clara Fairfax, futura noiva do duque de Clevedon.
Tornar-se a modista de lady Clara significa prestígio instantâneo. Mas, para alcançar esse objetivo, Marcelline primeiro deve convencer o próprio Clevedon, um homem cuja fama de imoralidade é quase tão grande quanto sua fortuna.
O duque se considera um especialista na arte da sedução, mas madame Noirot também tem suas cartas na manga e não hesitará em usá-las. Contudo, o que se inicia como um flerte por interesse pode se tornar uma paixão ardente. E Londres talvez seja pequena demais para conter essas chamas.
Primeiro livro da série As Modistas, Sedução da seda é como um vestido minuciosamente desenhado por Loretta Chase: de cores suaves e românticas em alguns trechos, mas adornado com os detalhes perfeitos para seduzir.


Marcelline Noirot é uma modista inglesa, uma mulher determinada, ambiciosa, controlado, trabalhadora e está longe de querer se casar, pois ela só tem um objetivo, tornar a loja de roupas dela e das irmãs a maior de Londres. Desde pequenas, as três irmãs sempre tiveram que se virar sozinhas, já que seus pais não passavam de dois patifes  e depois de um surto de cólera que matou quase toda a sua família, elas se mudaram para Londres e abriram a Maison Noirot, seu pequeno, porém refinado, ateliê. 

O sonho das três irmãs sempre foi ter uma loja de roupas de sucesso, mas apesar do grande talento que elas possuem, nunca conseguiram isso, pois para se ter sucesso, elas precisam conquistar clientes e a alta sociedade inglesa não se dá ao trabalho de ir a pequenas lojas. Contudo, chega a notícia de que o duque de Clevedon voltará depois de três anos da França para se casar com a sua noiva Lady Clara Fairfax, que tem um péssimo gosto para roupas, sendo praticamente a jovem mais mal vestida de Londres.

"Marcelline disse a si mesma que ele era apenas um homem e que ela entendia muito bem como esses seres funcionavam. Mas seu lado racional não tinha a minima chance de ser levado em consideração."

Marcelline vê nesse momento a chance que tanto precisava para fazer sua loja crescer, se ela conseguir fazer a noiva do duque usar suas criações, será questão de tempo para o resto da nobreza seguir o exemplo. Assim, ela parte para a França com o objetivo de persuadir e convencer o duque a vestir sua futura esposa com as roupas de sua loja. Entretanto, seus planos podem acabar fugindo do seu controle.

O Duque de Clevedon tem fugido de suas obrigações nos últimos tempos, ele herdou seu título muito jovem e não quer deixar sua vida de jogos e diversão para voltar à Londres, visto que para ele a ideia de se casar no momento é inviável, mesmo amando sua noiva. Quando Marcelline o encontra, a atração entre eles é imediata. O desejo dele por ela só aumentou ao vivenciar seu jeito sofisticado, inescrupuloso e sua língua afiada. Já ela, não pode deixar de se encantar por um homem tão belo quanto o Duque, que além de belo é um mestre na arte da sedução, mas Marcelline também tem suas cartas na manga. Logo se inicia um jogo erótico de sedução entre eles, regado de diálogos ágeis e ácidos, muita sedução e altos escândalos.

“Ele era um homem grande e poderoso. 
Ele era um duque inglês, uma espécie conhecida por sua tendência a esmigalhar qualquer coisa pequenina que a perturbe. Sua postura e expressão teriam deixado um ser humano apavorado.
Marcelline não era um ser humano comum.” 

O que me chamou a atenção nesse livro e me fez querer lê-lo, foi o fato das várias resenhas que ele possuí na internet ressaltarem a falta de escrúpulos e as atitudes dúbias dos personagens, principalmente das figuras femininas, visto que em romances desse gênero tais atitudes partem dos homens. A maioria dos romances de época retratam jovens 'certinhas', cujo objetivo delas é ou era em alguns casos, se casar e construir uma família. 

Em Sedução da Seda, nossa protagonista está longe de querer casamento, ela quer crescer, ter sucesso em seu trabalho juntamente com as irmãs, para dar uma vida melhor para elas e para a sua filha mais nova. A independência, atitude e ações de Marcelline, que para aquela época são consideradas fora do padrão, são a principal qualidade dessa obra na minha opinião. Além disso, Marcelline se mostra uma figura muito racional, ela planeja e bota em prática suas ideias, sendo ela quem toma o controle da situação quando as coisas fogem do planejado. O Duque de Clevedon tem um gênio tão forte quanto Marcelline e a química deles é sensacional, seus diálogos traziam sempre as melhores cenas, principalmente quando eles começavam a se alfinetar. 

"Poucas semanas se passaram desde que a conhecera, mas parecia que a desejava havia séculos. Parecia uma eternidade, na qual vivera de sonhos, fantasias e lembranças que o assaltavam, assombrando seus dias e noites. Agora, ele se sentia vivo, finalmente, depois de passar uma vida inteira andando como um sonâmbulo."

Esse foi o primeiro livro que li da Loretta Chase, mas já posso afirmar que a escrita dessa mulher é maravilhosa. Ela descreve muito bem detalhes, algo que me agrada bastante em livros de época, detalhes são importantes para uma boa visão de cada cena, principalmente nessa história que gira em torno de roupas e não poderia se sustentar sem uma boa descrição das mesmas. E também pude notar que a autora pesquisou bastante para escrever  o livro, no começo de cada capítulo tem um trecho de um jornal ou revista de moda da época, que ela usou para a criação de cenários e vestimentas, e no final do livro, já nos agradecimentos, vemos que ela consultou especialista em moda da época para saber mais ainda sobre o que se vestia naquele tempo. Tudo isso fez com que a Loretta ganhasse muitos pontos comigo.

A edição da Arqueiro mais uma vez está linda, essa capa é linda e combina perfeitamente com a história. A diagramação é simples, mas charmosa ,e as páginas são amareladas. Estou ansioso pelas continuação, que vão focar nas irmãs de Marcelline, que são tão ardilosas quanto ela, o que me deixa mais ansioso ainda.

Se você gosta de romances de época e, assim como eu, quer ler algo diferente dentro desse gênero, eu recomendo sem dúvidas essa deliciosa história.



20 comentários:

  1. Olá José
    eu adoro romances de época e esse está na minha lista de desejados desde que soube de seu lançamento. Já conheço a escrita da autora e ela é maravilhosa, sem contar que essa capa ficou linda demais. Seus comentários me deixaram ainda mais motivada para conferir, especialmente para ver o que tem de diferente nesse enredo.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Ain!!! Para tudo! essa capa é linda!!! na verdade as capas dessa série são todas lindas! Eu nunca curti muito romance de época não, mas esse me ganhou pela capa, e depois pela sinopse, e agora pela sua resenha! Agora eu simplesmente PRECISO desse livro!! <3
    você me deu o empurrão que faltava pra comprar logo essa série!
    Obrigado!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, josé.
    Não sou muito de ler romances de época, mas fiquei curiosa com este livro pelo mesmo motivo que você: O fato de fugir ao que vemos comumente em livros desse gênero. Nem todas as garotas daquela época poderiam ser boazinhas, filhas de boas famílias a espera de um bom marido.
    Estou bastante curiosa com esta obra e quero conferi-la também.

    ResponderExcluir
  4. Olá José,
    O que motiva a ler esse livro é a mesma coisa que te motivou: as mocinhas não serem o mesmo padrão que todos os romances de época apresentam. Além disso, também quero ler para saber como a profissão da protagonista é apresentada.
    Gostei muito da sua resenha e deu para ver como o livro te agradou. Espero que sinta o mesmo quando fizer a leitura (Antes tenho que comprar, claro).
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi José.

    Eu AMEI esse livro. Como já li muitos romances de época, nem sempre me surpreendem mais sabe? E eu tive uma má experiência com a autora em outra obra dela. Mas esse livro é lindo e amei o fato de se passar com uma burguesa e não uma aristocrata no protagonismo. Fico feliz que mais alguém tenha gostado. <3


    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, José.
    Eu sou apaixonada por romances de época mas ainda não li nada da autora. Eu estou muito curiosa com esse livro e já sei que vou me apaixonar pela série. A história parece ser muito envolvente e gostei bastante de saber que seu primeiro contato com a escrita da autora já lhe proporcionou uma leitura maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. Oi José! Tudo bem?
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Amo romances de época e Loretta e incrível, adoro a escrita dela. Estou ansiosa para a série toda! Bom saber quem tem mais um adepto desse gênero!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adoro romances de época! Este também está na minha lista de leituras e o que me chamou a atenção foi essa personalidade da protagonista, bem diferente do que geralmente vemos. Gostei também de ambos terem um gênio bem forte e penso que isso não pode dar muito certo por muito tempo.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Eu nem posso falar mais que gosto de algum gênero, pois adoro todos. Essa foi a primeira resenha que realmente me falou algo sobre esse livro. Eu já tinha me interessado antes por ele, mas mais pelo tema da moda e tudo mais, mas você conseguiu criar um enorme curiosidade em mim, principalmente porque antes, embora eu tivesse me interessado, não dava muito por ele. Parabéns.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, JOsé
    Adorei ver você elogiando o livro. Gosto bastante do gênero, mas ainda não li nada da autora. Acho que todas elas pesquisam bastante para escrever um livro de época, né? Legal, ter uma explicação assim no livro.
    Gostei da resenha e quero muito ler o livro.


    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Olá José,
    Nunca li nada do gênero,acho que esse livro pode ser um bom ínicio.Adorei a resenha.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu também gostei bastante desse livro e espero poder ler outros da autora em breve. Os diálogos entre os protagonistas realmente chamam a atenção, além de muito bem escritos eles também são bem divertidos! Essa capa é linda, a Arqueiro esta caprichando nas escolhas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu adoro romances de época, mas ainda não li nenhum livro da autora (mesmo tendo alguns na minha lista de desejados).
    Adorei saber que ela descreve bem os detalhes, também acho importante que isso aconteça em livros do gênero, facilita que a gente imagine e acompanhe os detalhes da época.
    A personagem principal é realmente uma "mocinha" diferente, fico feliz de saber que ela é uma mulher independente e forte, adorei a personalidade dela.
    Tô curiosa sobre o desenrolar da história e o relacionamento dos dois.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. OI!!


    José, o fato dela ter pesquisado já foi de bom tamanho, pois o último livro que eu li foi bem pobre nesse sentido. Mesmo você tendo ressaltado as qualidades da obra e da autora não quero ler romances de época por um tempo, os últimos foram um fiasco. Mas gostei do fato da protagonista não seguir regras e nem ter a ambição de casar. Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Livros de época me chamam a atenção, apesar de nunca ter lido algum. Não sou fã de romances e sinceramente não senti interesse pela história. De qualquer forma, obrigada! Bjos

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nenhum livro desse gênero, confesso que é um pouco por pré-conceito. Não gosto de romances, e as sinopses ou resenhas não me atraem o suficiente pra que eu me arrisque. Outra coisa, e talvez essa seja a mais pertinente, é o fato de serem todas séries e longas. Tenho tanto livros pra ler que fica quase impossível encontrar um espaço pra algo novo. Mas eu fico extremamente feliz que a leitura, apesar de ter sido a primeira da autora, tenho sido uma experiência boa pra ti.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Oi José, tudo bem? Eu posso ler mil resenhas positivas sobre esse livro mas nenhuna me convence a realizar a leitura pois me sinto extremamente entediada toda vez que tento ler o gênero. Romance de época não faz meu perfil. Mas tenho certeza que para quem gosta esse livro deve ser maravilhoso.
    Bj

    ResponderExcluir
  18. este livro é maravilhoso e realmente a personagem de Marcelline é ótima. Ela é dedicada e vai fundo para conseguir o que quer e não quer saber de casamento e essas coisas que os outros livros ficam mostrando. E é legal todo o cenário de costuras e vestidos que também encantam. Já quero ler o próximo e ver mais destas irmãs.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi José, tudo bem?
    Eu sou super suspeita de falar pois amo um bom romance de época, e apesar de não ter lido nenhum livro dessa série ainda, sua resenha me trouxe uma ótima proposta. Fiquei bem curiosa para conhecer os personagens que parecem cativantes e diferentes. Fiquei muito animada mesmo e espero uma hora dessas conhecer a série. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Amo esse gênero, e gostei da autora usar o trabalho das irmãs como base da série, alem de criar protagonistas fortes de decididas, diferentes do comum. Gostei principalmente dela focar na época, com muita pesquisa e informações. Quero ler

    ResponderExcluir