terça-feira, 26 de julho de 2016

[111] Resenha: Confissões de uma Garota Excluída Mal-Amada e (um pouco) Dramática | Thalita Rebouças


Titulo: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática 
Autor(a): Thalita Rebouças 
Páginas: 272
Editora: Arqueiro 
Skoob: Aqui
Onde Comprar: Amazon | Saraiva | Extra | Submarino
Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz. O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.

Teanira, ou melhor dizendo Tetê, é uma garota de 15 anos que atualmente esta passando por uma situação bem complicada, seu pai perdeu o emprego, e por ele ser um pouco viciado em jogos de apostas, acabou não tendo muito dinheiro na poupança de emergência e esse fato obriga toda a família a se mudar para a casa da vó dela em Copacabana, onde Tetê é colocada para dormir num quarto junto de seu bisavô que sofre de problemas auditivos, e isso tornou várias passagens do livro bem hilariantes.

Tetê, não gostou muito da mudança de início, mas acabou aceitando a ideia com o pensamento de que ela teria uma vida mais tranquila, visto que ela sofria em sua antiga escola o famoso Bullying, já que ela é o tipo de garota alvo para esse tipo de brincadeira, pois ela tem espinhas, usa aparelho e é meio gordinha. Seu único conforto está na cozinha, pois a mesma adora cozinhar e se sente muito bem quando faz isso.

"Não dói e não custa tentar sair da nossa zona de conforto. Se ficar ruim, a gente volta para ela. Mudar só um pouquinho por fora pode mexer um muitão por dentro."

Faltava poucos dias para o ano letivo mais aguardado e odiado dos adolescentes começar, o 1° ano do Ensino Médio, e Tête queria muito dar uma mudado e tentar ser diferente nessa nova escola. Logo no começo das aulas, ela não se enturma muito, mas acaba encontrando um garoto pelos corredores que está tão excluído do resto dos alunos quanto ela e logo tenta se enturmar com ele, que se chama Davi e se mostra uma ótima pessoa, assim os dois se tornam amigos.

Na escola, Tête também faz amizade com Erik, o bonitão popular do colégio, que é namorado da Valentina, a megera mais odiada e invejada do colégio, que não fica nada satisfeita com a amizade dos dois, e assim Tête ganha sua primeira inimiga nessa nova fase da vida. Por último, ela conhece Zeca, um cara super descontraído e animado, que vai ajudar Tête à dar uma mudada e se aceitar mais. Como um livro cheio de juventude, óbvio que não vai faltar aquele toque de romance na história, mas isso só vai descobrir quem der uma lida no livro.

"Adolescentes cruéis são cruéis em qualquer lugar."

O livro é curtinho (diferente do título rsrsrs) e super divertido, a narração é em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista, o que me agradou bastante, já que adoro esse tipo de narrativa e a Tête é uma narradora pra lá de divertida. A escrita da Thalita Rebouças é muito leve e bem humorada, não vão faltar passagens irônicas e engraçadas nesse livro. Contudo, acho que essa é o tipo de leitura que agrada em boa parte os mais jovens, assim como eu, creio que os leitores mais maduros não irão curtir tanto o livro.

Obviamente a história gira em torno de temas como o bullying e a baixa-autoestima, coisas que provavelmente todo mundo já enfrentou na vida escolar e que a nossa protagonista conhece muito bem, mas claro que tudo isso é abordado de forma leve e divertida pela autora. Tête não se sentia bem consigo mesma, se achava feia e por achar isso, ela não se cuidava, mas é na nova escola que seus amigos, Zeca e Davi principalmente, irão mostrar que ela não essa coisa feia que acha e que um pouco de vaidade não faz mal à ninguém. Esse aspecto da história me agradou bastante, pois a própria Tête começa á sua transformação, ela tenta se sentir bem consigo mesma e mudar pra melhor, fugindo do clichê de alguns livros onde aparece um "bonitão" que gosta da "garota feia" e assim ela começa a se enxergar bonita, isso gera uma imagem muito dependente de algumas protagonistas e a Tête ganha pontos por ser o próprio pivô da sua mudança e auto-aceitação.

Essa edição da Editora Arqueiro está maravilhosa, a capa é linda e o livro tem uma diagramação muito fofa. Em algumas páginas tem receitas que a protagonista faz e que são bem simples, assim qualquer leitor pode fazê-las em casa.

Por fim, se você procura uma história adolescente divertida, leve, cheia de bom humor e sem muitos mistérios, pode começar à ler Confissões de uma Garota Excluída Mal-Amada e (um pouco) Dramática (título comprido, né). Recomendadíssimo!





22 comentários:

  1. Olá
    Estou bem ansiosa para ler esse livro. Provavelmente vai ser uma das minhas próximas leituras. Acho essa capa muito bonita e acredito que vai ser uma leitura bem leve mesmo, além de divertida como pude compreender por meio de seus comentário.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Manoel, como vai?
    Confesso que, atualmente, não é todo livro teen que me agrada. Estou um pouquinho cansada dos clichês da literatura YA, mas é incrível quando encontramos algo diferente e inovador. Não sei se vai haver uma identificação com a Tetê da minha parte, mas só lendo para saber, não é mesmo? :D

    Thati Machado; ♥
    htpp://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Adoro a Thalita Rebouças, justamente por essa linguagem leve e divertida que ela tem em seus livros, contudo, apesar dessa capa linda, não fiquei muito animada com esse novo livro dela por causa das dezenas de opiniões negativas que li. Ainda assim, por ser uma autora de que gosto bastante, acho que darei uma chance ao livro futuramente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Manoel,
    Comprei esse livro há pouco tempo e estou louca de curiosidade para lê-lo. Adorei saber do problema de surdez do avô da Tetê, isso me lembrou minha avó que também tinha esse problema e sei o quanto algumas coisas podem ser engraçadas.
    Também gostei de saber que a narradora é divertida, pois pensava que a obra tinha um "Q" melancólico. Acho que vou ler logo, ou não vou aguentar ahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Manoel!
    Pelo que percebi, a mudança, apesar de um pouco triste pelas circunstâncias a qual é dada, fez bem para Tetê. Ela fez alguns amigos que a ajudaram a se colocar para cima.
    Sempre acho muito bacana quando os autores trabalham esses problemas, como o bullyng, de forma descontraída. E sou louca para conhecer a autora, mas ainda não tive oportunidade.
    Enfim, a história parece ser super divertida mesmo, com mensagens importantes.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  6. Hey!
    Logo pelo título eu percebi que a história seria bastante divertida e engraçada, eu simplesmente amo livros que me fazem rir, então nem precisei da sua resenha para querer lê-lo. Mas, ao ver você descrevendo o enredo, só senti mais vontade ainda! Por mais que eu esteja começando a entrar na vida adulta, a literatura teen ainda me agrada muito quando quero uma leitura leve, principalmente quando me identifico com os fatos que acontecem.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Manoel. Eu amo, amo, amo, amo esse livro!!!
    Eu li recentemente e achei super gostosinho de ler, amei a Teanira e mais ainda o Zeca, eu quero um Zeca para mim. Gostei de ver a sua resenha e saber que você também gostou muito do livro. A capa é mesmo um espetáculo e a diagramação está impecável. Tudo muito perfeito nesse livro.

    ResponderExcluir
  8. Só tenho lido e ouvido elogios para com este livro e isso só me deixa ainda mais curiosa para conferir essa narrativa. Achei a premissa deste livro bem original e me derreto nessa capa tão sensível e chamativa. Quero ler o mais rápido possível e poder apreciar da mesma maneira que você apreciou!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. OI!!

    Gostei bastante da narrativa, entretanto ainda não li nenhum livro da Thalita embora tenha os mesmos. Acho a estória muito atual com um tema legal, mas o que me deixa um pouco desconfortável é o título. Enfim, só em ter cenas engraçadas já faz a leitura ser fluída e empolgante. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu nao conhecia mas fiquei curioso com ele! :) ahah Nao me parece muito o meu genero mas desta vez agradou-me! :)

    Ainda bem que gostaste assim tanto! :) E fico contente que estes temas um pouco mais pesados para a idade sejam tratads de uma forma assim mais leve e divertida! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Manoel, tudo bem? Lembro que li um livro da Thalita muitos há muitos anos atrás e achei a escrita dela muito boa, e a história que li foi bem engraçada, o livro se chama Fala Sério, Mãe! Eu já li muitas resenhas elogiosas sobre esse lançamento, e gostei muito da sua, mas não é um livro que me chama atenção, entende? Vou indicar para minhas primas mas novas, pois acho que funcionará melhor com elas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei sua resenha. Normalmente não fico curiosa a ler livros nacionais, mas esse me deixou bem curiosa. Principalmente por você dizer que tem partes hilárias. Espero ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Li esse livros com grandes expectativas e ele me decepcionou, diferente de você eu não gostei muito da narração em certos momentos, o tanto de gírias e outras coisas deixaram a leitura desgastada. A autora poderia aprofundar mais o tema da homossexualidade, a capa é bonita, mas não é assim que enxergo a personagem. por fim, dei 2 estrelas, mas achei a leitura fluida na maior parte

    ResponderExcluir
  14. Olá, primeiro parabéns pela resenha. Quando esse livro saiu eu pensei nossa que capa maravilhosa, mas pra que um titulo tão grande meu deus? Ai quando fui lendo varias resenhas do livro inclusive a sua vi que o nome do livro realmente faz jus a personagem principal.Única coisa que li da Thalia até hoje foi um conto " Fiquei com um famoso" e assim como você gostei da narrativa por que foi em primeira pessoa(para mim esse é o melhor tipo de narração). O livro trás uma realidade muito perto de nós algo que não é impossível de acontecer como por exemplo as mudanças da vida. Fora que a linguagem que a Thalia usa nos livros e bem jovial. Parabéns pelo blog ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Confesso que não tinha muito interesse nessa leitura, mas agora com a sua resenha, gostei muitos dos pontos que você destacou. O fato da leitura ser leve e divertida também é bom, pois as vezes tudo que queremos é uma história mais tranquila. Fiquei curiosa para saber mais a respeito dessa protagonista que sofre bullying, assunto aliás que sempre me chama a atenção. Excelente resenha.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    A escrita da Thalita é realmente incrível e muito gostosa de ler. Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas já li muitas opiniões por aí e nem todas foram tão positivaa quanto a sua. Acho o título além de gigante, um pouco fora de contexto com a estória apresentada. Gostaria de ler o livro, mas neste momento estou em busca de leituras mais maduras que a que este pode me oferecer.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Esse livro está em minha lista de leitura.
    Quero muito conhecer Tetê e suas aventuras. Adoro livros juvenis, pois além de divertidos, sempre passam ótimas mensagens, sobre temas sérios como os abordados nesse livro. Também tenho curiosidade de conhecer a escrita de Thalita Rebouças.
    Gostei muito de ler sua resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu gostei dessa história, achei a trama bem fofinha, mas não posso deixar de comentar que achei algumas das atitudes da protagonista bem exageradas, assim como da família dela. Mas foi uma trama que gostei bastante de ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. A adolescência já é uma fase complicada, imagina passando por tantos problemas. Mas que bom que foi uma boa mudança para Tetê, pois se livrou do Bullying. O que ma pareceu interessante no livro é que aborda questões tensas sem deixar de ser divertido. Ao menos foi a impressão que tive. A premissa é muito boa, pretendo ler.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro e estava animada porque seria meu primeiro contato com a autora, mas eu não fui muito conquistada, achei tudo muuuito clichê. Embora não me considere uma leitora tão madura assim kkkk Enfim, realmente esse livro não é pra todo tipo de leitor, mas para o público alvo é uma boa dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu sou louca para ler esse livro, ainda mais por se tratar de uma obra leve e divertida, eu gosto desses livros mais adolescentes e pelo que percebi, ele traz uma proposta muito bacana. Fiquei satisfeita em ver que você curtiu o livro, com toda certeza tentarei ler muito em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oie!!!
    Achei bem legal da personagem principal ter amigos que a motivaram a se amar e a ser ela mesma o pivô de sua mudança! Também nunca li mada da autora, mas gostei muito de saber que ela fugiu do clichê e que esta leitura é divertida. Imagino que as receitas devam ser deliciosas!
    Gostei bastante da sua dica!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir