sexta-feira, 24 de junho de 2016

106# Resenha: Atrás Do Crime | Cristiane Krumenauer

Título: Atrás do Crime
Autor (a): Cristiane Krumenauer
Editora: Giostri
Páginas: 186
Skoob: Aqui
Comprar: Saraiva
Sinopse: Ele é possuidor de uma mente impressionante. No crime organizado, planeja todos os caminhos da droga: desde a sua origem, na fronteira, até sua chegada e posterior distribuição em São Paulo. Conhecido também como o Mestre da Logística das Drogas, age e não deixa rastros, a menos que seja isso que deseje. Contudo, chega o dia em que encontra um rival à altura: o agente federal Giorgio está em seu caminho. Ainda assim, é a complexidade da vida que acaba se mostrando mais desafiadora para esses dois homens. Em se tratando de crime, a paixão e o temor podem ser fatais. O crime nunca vem só. Há vida e morte bem atrás dele.


O tema principal usado pela autora para escrever o livro foi um assunto muito debatido aqui no Brasil, o tráfico de drogas, a história se desenrola tendo o processo de produção e distribuição das drogas como plano de fundo. A trama se inicia com a apresentação da vida do Agente Giorgio, que é casado com Abigail e juntos eles tem um belo filho, cujo sonho é ir para a escola do Exército.

Tudo na vida da família corria bem, até que Giorgio recebe uma carta onde está escrito que ele será transferido para a cidade de São Paulo, onde ele estará encarregado de dar fim ao Mestre da Logística das Drogas, um famoso traficante conhecido pela polícia por nunca deixar nenhum rastro em seus crimes.

E esse famoso contrabandista esta sempre um passo à frente e já sabe que Giorgio foi escolhido para cuidar dele, por isso ele tenta assustá-lo para que ele não prossiga com a investigação, chegando a sequestrar a esposa do agente, mas a liberando logo em seguida. Contudo, nada disso deixa Giorgio intimidado e ele prossegue com sua ida à São Paulo, chegando lá ele é atendido pelo Superintendente da policia Federal, que lhe dar as instruções e lhe diz o que tem que fazer.
Em contrapartida conhecemos um pouco da vida e história do famoso traficante, ou melhor dizendo Alberto, um cara bem de família, que apesar de tudo zela muito por sua mãe, mas não podemos dizer o mesmo do seu irmão mais novo, Alexandre. Alexandre é um cara cheio de problemas e tenta a todo custo conseguir descobrir em que seu irmão trabalha, pois quer embarcar junto nessa com ele, mas Alberto sempre diz a mesma coisa: "Você não faz o Perfil!".


Princípios pessoais para galgar o poder:
1. Chantageie, mas já mais seja chantageado!
2. Não compre aliados, Conquiste-os!
3. Estude, avalie, levante dois benefícios para cada risco!
4. Planeje até o fim!
5. Fale pouco, pense muito. Ninguém deve conhecer seu modo de pensar. Seja imprevisível!
6. Não deixe que seus homens conheça mais do que você!
7. Seja um fantasma: você sequer existe. Não chame a atenção. Você não deve ser sociável!
8. Neutralize as ameaças, fazendo o inimigo jogar no seu time! Faça com que dependa de você.
9. Aja como espião. Conheça seus inimigos. Se não puder fazer com que o inimigo jogue no seu time, mantenha-o dentro de seu campo de visão!
10. Não se comprometa com ninguém, nem confie em ninguém. A independência é a chave-mestra para o sucesso!

A Partir daí seguimos acompanhando de perto a vida dos personagens envolvidos, principalmente as das esposas de Giorgio, Benjamin (assistente de Giorgio) e do Superintendente, que tem grande importância na trama. 

Mais uma vez a Cristiane Krumenauer soube nos mostrar que ela domina muito bem esse gênero literário, principalmente que envolve temas mais pesados em suas tramas, mostrando habilmente como uma investigação deve ser escrita. Ela construiu um enredo que me prendeu do começo ao fim e me deixou de boca aberta com o final do mesmo. E devo ressaltar que ela conseguiu desenvolver tudo, fechar todas as pontas soltas em um livro com menos de 200 páginas. Acho que esse é o ponto mais positivo dos livros da Cristiane, ela sabe escrever, desenvolver bem a história, o mistério, a investigação e os personagens. 

O única coisa que me incomodou no livro foi a repetição de "O Mestre da Logística das Drogas" toda vez que se referiam a Alberto, fora isso o livro é muito bom. Recomendadíssimo para alguém que, assim como eu, adora um bom suspense policial.




16 comentários:

  1. Olá Manoel,
    Esse deve ser um ótimo livro, ainda mais por conta do gênero que eu adoro. Ah, adorei conhecer esses princípios também. Eu não conhecia a autora, mas já vou procurar mais informações a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Manoel, tudo bem?

    Nossa, gostei muito da resenha, ficou bem clara e explicativa.
    O enredo desse livro me encantou muito, fiquei muito curiosa em relação à personalidade de Giorgio e mais ainda, interessada em esmiuçar esse contraste na personalidade de Alberto. Gosto muito de personagens assim, que mostram características opostas.

    Obrigada pela dica.
    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  3. Essa história me lembrou Narcos, e que saudade dessa série...Gosto desse tema, é uma genero pouco usado mas que tem tudo pra fazer sucesso, afinal, o desconhecido aguça a nossa curiosidade. Adorei a resenha, e a capa é fantastica.

    ResponderExcluir
  4. Querido Manoel, quanta perspicácia na leitura de um romance policial! Fez uma resenha com um feeling impressionante, dá pra perceber que este gênero está entre os seus preferidos! Sutil, conta sem exatamente contar e consegue deixar nos leitores a vontade de conhecer o livro. Perfeito! Só tenho a agradecer... e a compartilhar com o Brasil inteiro a sua opinião :) Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Manoel. Eu não conhecia o livro mas gostei muito da premissa, parece uma temática que me agrada muito e até já escrevi um livro bem parecido com essa premissa mas totalmente diferente o enredo rsrsrs . Eu gostei muito da sua resenha e de conhecer essa obra. acho que se eu ler, com certeza eu vou gostar muito. Adorei a dica e fiquei curiosa para ler também espero mesmo que eu lia pois sua resenha me deixou mega interessada.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?

    O livro parece passar em um ritmo frenético, né? Adoro romances policiais, tentar descobrir quem são são os criminosos junto com o personagem principal (embora já saibamos aqui), procurar pistas até o final do caso. Com isso, com certeza colocarei esse livro na minha Whish List, e, espero gostar da leitura. :D

    Abraços,
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Manoel,
    Ainda não conhecia essa obra, mas fiquei bem interessada nela. Acho que a autora soube trabalhar muitíssimo bem todos os pontos.
    Fiquei bem curiosa para saber qual é esse final que te deixou boquiaberto, pois, sinceramente, não consigo imaginar.
    Esses princípios para galgar ao poder me deixaram bem animada ocm a leitura.
    Anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Curti a premissa do livro, não é todo dia que encontramos ema história que tem o tráfico de drogas e tudo que o envolve como pano de fundo!
    E já fiquei bem curiosa sobre o final!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Manoel!
    Eu gosto bastante de suspense policial, mas a premissa desse livro não me cativou, achei a temática um pouco pesada e para mim a leitura não fluiria bem. Mesmo assim, gostei da sua resenha! :)

    Beijos

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  10. Oi Manoel!
    Confesso que sua resenha me pareceu muito empolgante, mas a trama do livro não me chamou muito atenção. Tenho um certo receio com essa editora porque já tive problemas com publicações deles, então, sempre fico com um pé atrás quando é livro deles. E a capa também não me cativou. Quem sabe numa próxima dica. Essa eu vou passar.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Manoel!
    Não conhecia a obra e nem a autora, além de ter bastante tempo que não leio suspense policial. Apesar de ter uma sinopse impressionante e a sua resenha ser bem animadora também, não sei se conseguiria ler por achar o tema do tráfico de drogas um pouco pesado durante a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu ainda não conhecia o livro Atrás Do Crime e, mesmo com a sua resenha bem escrita, não é um livro que desperta minha vontade em ler, talvez por eu não ser muito fã do gênero, talvez por a premissa não ter me deixado curiosa em nenhum momento.

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Eu até gosto quando um livro aborda temas mais pesados, mas não quando eles seguem essa premissa, sabe? Não é bem o tipo de história que eu curto, essa coisa toda de crime não é comigo, então eu acho que não o leria. Mas fico feliz em saber que a autora conseguiu acertar com a história, e que conseguiu te prender.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Heey Manoel, tudo bom? É a primeira resenha que leio sobre esse livro! Gosto de tramas que abordam tráfico de drogas, além de amar um bom romance policial. Fiquei bem interessada na leitura e saber mais sobre o Alberto. Espero ter a oportunidade de ler :D Sua resenha ficou muito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Romance policial não é um gênero que eu leio muito, mas esse livro parece ser muito interessante, principalmente por se passar no BR tratar de um assunto tão sério aqui no país. Fiquei muito curiosa em relação aos personagens e sobre como as coisas se desenrolaram.
    Ótima resenha, a escrita da autora deve ser mesmo muito boa. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Manoel, eu não conheço a autora e muito menos o livro. Mesmo assim fico contente em perceber que ela soube dosar muito bem os temas mais pesados e soube desenvolver uma trama que prende o leitor do início ao fim. Isso é tão bom quando acontece né? Enfim, ótima dica a sua e quem sabe um dia eu não conheça mais a história do Giorgio, quem sabe. rsrs

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir