terça-feira, 26 de abril de 2016

104# Resenha: A Loira do Banheiro e Outras Histórias de Arrepiar | Dieison Groff


Título: A Loira do Banheiro e Outras Histórias de Arrepiar
Autor(a): Dieison Groff
Editora: Arwen
Páginas: 103
Skoob: Acesse
Comprar: ArwenStore
Sinopse: Um dos mistérios da vida é: de onde vêm as lendas urbanas?
Você não conhece ninguém que tenha inventado uma lenda urbana. Os que contam uma dessas histórias sempre a ouviram de outro, que ouviu de outro, que ouviu de outro, que não se recorda de onde a ouviu. Em geral, quem conta uma lenda jura que aconteceu com a melhor amiga do primo da irmã do namorado da vizinha. Ou seja, com um conhecido bem distante.
As histórias que o povo conta podem até mudar um pouco aqui, outro pouco ali. Suas alterações de região para região são comuns, mas o importante é que elas continuam mexendo com o nosso imaginário, causando um misto de medo e curiosidade.
Dieison Groff resgatou doze lendas urbanas que prometem atrair a atenção da galera do começo ao fim. Este livro reúne histórias arrepiantes como a do vestido de noiva, da loira do banheiro, do motorista funerário, da moça do táxi, do menino na foto, entre outras que provavelmente vão fazer você terminar a leitura com os cabelos em pé.



O livro de Dieison Groff é uma coletânea de doze contos feitos à partir de lendas urbanas, na verdade, os contos são uma transcrição das lendas urbanas, só que com sua narrativa própria. Assim que vi a capa deste livro na página da Editora Arwen fiquei louco para lê-lo, tanto que iniciei a leitura assim que tive a oportunidade e, mesmo sendo um livro curto, fiquei surpreso ao terminar a leitura em um pouco mais de 1 hora, não vi as páginas passando.

Obviamente, não irei falar dos contos separadamente, pois eles são bem curtos e isso iria estragar a surpresa, mas posso afirmar que das 12 histórias, somente umas duas não me agradaram tanto, mas as outras me encantaram. Eu já conhecia a maioria das lendas tratadas no livro, como A Loira do Banheiro e A Moça do Táxi, mas isso não estragou em nada o aproveitamento da leitura.

"A vida é muito curta e a morte nunca está longe. Pelo contrário, ela está sempre perto. Muitas vezes, do nosso lado, ou à nossa frente, nos esperando já na próxima esquina..."

A escrita do autor me deu a impressão de que eu não estava lendo, mas sim de que tinha alguém narrando para mim, o que deu todo um toque especial à leitura, além de me render uns bons arrepios. Outra coisa que me agradou bastante nesse livro foi o fato de que após cada conto temos uma pequena explicação sobre como aquela lenda urbana surgiu, dou meus parabéns ao Dieison por isso, pois mostra que ele realmente deu uma boa pesquisada antes de escrever cada história.

O trabalho gráfico da Editora Arwen está, como sempre, MAGNÍFICO! Sério, eles arrasam nesse quesito, a diagramação, a fonte, as ilustrações e essa capa que é linda!

A Loira do Banheiro e Outras Histórias de Arrepiar é uma leitura que recomendo bastante, um ótimo livro para passar o tempo e tomar alguns sustos. Só não dou nota máxima porque, como eu já disse, nem todos os contos conseguiram me conquistar.

É isso, até a próxima resenha!




21 comentários:

  1. Oie! Assim que vi falar desse livro também fiquei interessada e que bom saber que ele supre as expectativas. Gosto de histórias que me fazem sentir arrepio e essa parece ser uma dessas. E gostei também do fato do autor falar sobre as lendas após cada conto, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Oi José, eu sempre quis ler esse livro, especialmente porque adoro ler historias que me causam arrepios. Os contos devem ser bem interessantes, ainda mais sendo baseados nas lendas. Achei legal o fato de você ter tido a sensação de que o autor estava narrando para você. Realmente, deve ter sido especial mesmo.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi José,
    que maravilha hein? É perfeito quando um livro flui tão bem assim, fiquei até com inveja hehe ando em uma fase negra de leituras arrastadas... Quanto ao livro, confesso que apesar de ter me interessado pela premissa não cheguei a querer lê-lo, até agora. Depois dessa resenha fica impossível não querer conferir essa escrita tão magnífica, aproveito pra recordar dos temores da minha infância.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  4. Não faz meu gênero de leitura, mas quando li na resenha que a impressão que você tinha era que alguém estava te contando as histórias, caí de amores. Quando a narrativa faz essa conexão com o leitor, leio até quando não é meu estilo. Anotei a dica e espero conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nossa que bacana o autor explorar esse assunto de lendas urbanas, faz tempo que não vejo alguém falando delas, com a modernidade parece que elas foram bem esquecidas, e reviver essa parte cultural é uma ótima jogada.
    Fiquei bem curiosa com o livro e agora quero muito ler

    ResponderExcluir
  6. Olá José,
    É bacana isso, ler um livro tão rápido que nem percebemos.
    A premissa desse livro chamou minha atenção desde o lançamento e espero ter a oportunidade de ler em breve. Outro ponto que me agradou foi o fato de parecer que estavam narrando para ti, poucos livros conseguem ser assim, adorei sua resenha, ela me deixou, ainda mais, ansiosa.
    Beijos!
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oie, eu solicitei esse livro com a editora, ainda não li,mas estou doida para ler e fiquei assim logo após ver a capa. A editora arwen arrasa mesmo na arte final, na diagramação. Sempre impecável.
    E eu adoro lendas urbanas o que me deixou com ainda mais vontade de ler!
    Fico feliz que tenha gostado. Lendo sua resenha já sei que vou gostar mais do que pensei!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu gosto quando um autor se preocupa em explicar algumas coisas sobre a história, no caso desse, como surgiram as lendas. Eu tenho muito medo, mas sempre to tentando fazer alguma coisa, tipo a da loira do banheiro, pra ver se ela aparece. rs. ENFIM, esse livro tem uma capa muito interessante, além da premissa ser bem legal também. Fico feliz que tenha sido boa a leitura pra ti, porque nos anima bastante para ler. Aliás, a editora está de parabéns, só tem lançado coisa bacana. :D

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Acho as capas da Editora Arwen tão lindas! Mesmo não gostando muito do gênero, de lendas urbanas e de livros de contos, este é um livro que eu estou curiosa para ler, pois imagino que seja interessante. E saber que você o leu rapidamente e que gostou (mesmo não totalmente) me deixou ainda mais curiosa. Espero poder lê-lo em breve.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu sempre adorei lendas urbanas, desde a época que passava no Gugu kkkkkk Por isso fiquei bem animada com seu post, e pelo visto são lendas ótimas e acredito que eu também deva conhecer a maioria, mas apesar disso acredito que seria conquistada também. Enfim, adorei sua dica e até hoje nunca li nada da Arwen, então vou tentar fazer desse livro e primeira obra da editora o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito saber como as lendas surgiram! Mas como eu sou cagona para essas coisas fico com receio de ler. De qualquer forma adorei saber que a leitura é boa e a a capa é realmente muito legal.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi José, sabe que eu também quero ter o livro desde que vi o lançamento dele. Eu amo contos e as lendas urbanas sempre chamaram minha atenção, então logo que vi do que o livro se trata já quis ele, e fiquei muito feliz em ver que você curtiu ele.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Oii!!

    Sou apaixonada pela Arwen, adoro livros de contos mas não curto a tematica sabe?
    Gostei de saber que dá a impressão de que tem alguém narrando pra nós, adoro quando acontece isso.
    A resenha está ótima! É difícil falar de contos sem.soltar spoiler né? Parabéns, por conseguir...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Fiquei curioso com esses contos.. :) Ainda bem que gostaste assim tanto! Concordo que nao seja falar falar da "historia" dos contos sem revelar coisas a mais!! :)

    Pois, que otimo que a escrita do autor deu esse toque especial.. :) Gosto tambem de notar que houve algum trabalho antes de passar logo para a escrita e criação do livro! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Bom, não curto contos, e curto menos ainda contos que tenham o poder de fazer o leitor se arrepiar... hehe... quando é algo bem diferente, até me arrisco, mas a premissa do livro não chamou a minha atenção, apesar de ter achado legal o autor ter se preocupado em dar uma explicação a respeito do surgimento de cada uma das lendas urbanas.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oiiiii

    Adoro tudo que seja de terror e lendas urbanas sempre me facinam. Me lembrei da e´poca em que passava no programa do ratinho sobre lendas urbanas eu morria de medo mas assistia mesmo assim ahahahha Acho legal esse cuidado do autor em explicar o surgimento da lenda isso mostra que ele teve muito trabalho em orientar o leitor.

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie.
    Kkkkkk, que coisa mais original e na moda, A loira do banheiro persegue gerações né? Meus irmãos me contam altas histórias sobre isso. Uma pena eu não gostar do gênero terror.
    Bjokas e que bom que gostou tanto!

    ResponderExcluir
  18. Já quero ler esse livro. Adoro lendas urbanas e o que me deixou com mais vontade foi saber que no fim ainda tem a explicação do surgimento da lenda. Mostra que o autor fez um trabalho excelente. Fora que tem um enredo original, pois ele não só apresentou a lenda, mas fez com que o leitor interagisse com o livro.

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  19. Oi, conheci sobre esse livro recentemente, e apesar de não fazer parte do meu estilo literário estou curiosa para conhecê-lo.

    Foi realmente legal da parte do autor fazer a descrição sobre a história, isso mostra o seu interesse no leitor. O livro está na lista de leitura, e espero ter a oportunidade logo para conhecer a escritas e as histórias.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Um fato que me despertou interesse foi esse detalhe que você colocou na resenha, de que o autor sempre coloca a explicação, eu sou completamente fascinado por isso e rodapés entre outras coisas do tipo. Esse é um nacional que eu leria!

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa, fiquei curioso! Vou comprar já.
    Sua resenha foi sutil, mas bastante convincente, amei.
    Já estou seguindo o blog, abraços.

    http://abrigodemimmemsmo.blogspot.com.br/

    o meu é bem novinho, mas dá uma olhada lá, será muito bem vinda no meu abrigo.

    ResponderExcluir