sexta-feira, 22 de abril de 2016

103# Resenha: Lexus - O Despertar da Escuridão | Paulo Henrique Bragança


Título: Lexus - O Despertar da Escuridão
Autor(a): Paulo Henrique Bragança
Editora: Arwen
Páginas: 156
Skoob: Acesse
Comprar: ArwenStore
Sinopse: Na cidade de Campos Elíseos, onde todas as condições de vida eram ideais, houve uma catástrofe de proporções inimagináveis. Tomados pelo terror, a verdadeira face da humanidade se revela — fria e cruel.
Bianca, uma adolescente comum, jamais imaginaria que faria parte da história. Jamais iria supor que ela seria a esperança para a cura da raça humana. Numa aventura cheia de perdas e de descobertas, só existe um objetivo: sobreviver.



A história tem Bianca como protagonista, ele é uma adolescente e mora com sua família na cidade de Campos Elíseos uma das cidades mais desenvolvidas do mundo, com criminalidade e miséria zero, construída exclusivamente para dar apoio aos cientistas que trabalham no complexo Lexus, um laboratório governamental de pesquisas biológicas, e é lá que os pais de Bianca trabalham.

Um certo dia, os pais de Bianca são chamados para uma reunião urgente fora da cidade, na Capital. Bia fica sozinha com seu irmão Lucas, que na verdade não fica em casa com ela, ele vai pra casa da namorada cuidar dela, pois a mesma está doente. Bia e suas amigas decidem então dar uma festa de arromba, onde ela toma um porre e praticamente desmaia, ficando sob os cuidados do irmão que chega sem avisar e põem um fim à festa.

No dia seguinte, Lucas e Bianca acordam com a notícia de que os Laboratórios Lexus sofreram um ataque terrorista e foram destruídos, mas nenhum deles nota uma estranha poeira que se espelha por toda a cidade. Ao cair da noite, tudo vira um caos com o aparecimento de zombies que se alimentam de carne humana, à partir tudo vira uma luta pela sobrevivência, mas ainda tem muito à ser revelado nessa história.


"(...) a infecção não escolhia suas vítimas pela cor da pele ou pela quantidade de dinheiro na conta bancária, homens trajando ternos de marcas conhecidas também se arrastavam pelas ruas, devorando pessoas..."

Recebi o livro em parceria com a editora e comecei a leitura sem muitas expectativas. Obviamente, pela quantidade de páginas, eu esperava uma história que se desenrolasse rapidamente, mas acredito que o autor tenha enrolado demais para começar a ação de verdade. Também senti falta de desenvolvimento em muitos aspectos do livro, os personagens, o enredo, o desenvolvimento da história, tudo foi escrito muito superficialmente para mim, e o final também foi corrido demais. É fácil notar que este é o primeiro trabalho do autor.

A história não é muito diferente das tramas com zombies que temos por ai, mas nota-se a sua originalidade. Além disso, as cenas de ação são bem escritas e o fato do autor não ter piedade com relação à morte de personagens torna o decorrer da narrativa imprevisível, nunca se sabe quem será o próximo e eu adorei isso. 

Lexus é uma ótima opção para passar o tempo, é de longe um trabalho exemplar, mas irá será um ótimo entretenimento, principalmente para fãs do gênero. Eu estou curioso pelos próximos trabalhos de Paulo H. Bragança, percebo que ele tem potencial, só precisa desenvolver mais sua escrita.







14 comentários:

  1. Oi José, eu não conhecia esse livro e gostei bastante da capa. Porém a sinopse não chamou muito a minha atenção, por isso não sei se leria. E ao ler sua resenha, também não senti uma empolgação com essa leitura. E outra, eu não consigo gostar de histórias com zombies, já tentei mas não acho nenhum tipo de originalidade.
    Apesar disso, desejo sucesso ao autor em sua trajetória como autor.
    Boas leituras ;)
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi José, tudo bem?
    Eu confesso que livros com zumbis, devem ser muito bem elaborados e escritos pra me conquistar. Já li alguns que achei a estória um pouco lenta, a ação quase zero, e alguns que o autor não soube desenvolver. Esse livro, particularmente não me chamou a atenção. Mas fiquei surpresa com sua resenha, porque não imaginei que o enredo seria sobre zumbis inicialmente, e que os irmãos já acordariam com uma notícia trágica da morte dos pais e que as coisas mudaram e surgiram zumbis. Desejo sucesso para o autor. Mas essa leitura, acho que não irá me agradar. Ótima resenha!

    Bjs bjs bjs Mih! :)
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr || @Mih_Francielle

    ResponderExcluir
  3. Este livro está na minha lista de leituras. Que pena que você achou a trama superficial e com o final rápido, mas ainda assim, pretendo ler. Acho que a sua indicação para um entretenimento, ainda é válido!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie José.
    Não sou muito de ler livros com zumbis, o último que li foi A menina que tinha dons e depois desse acho difícil encontrar algum que bata viu? E é bom ver que você foi sincero sem desmerecer o autor, primeiras obras sempre podem ser melhoradas e escritores sempre amadurecem, em um ano a escrita pode se tornar outra apesar de mante a essência.
    Parabéns pela boa resenha e sinceridade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá José,
    Concordo com você, o autor tem potencial - e bastante.
    Também achei, quando fiz a leitura, que a ação demorou um pouco para acontecer, mas acho que foi bem trabalhada e fiquei boquiaberta em várias situações.
    É um bom entretenimento que prenderá o leitor do começo ao fim.
    Adorei sua resenha e sinceridade, acho que elas são fundamentais para o autor melhorar.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Nossa José,realmente não conhecia nada sobre esse livro e achei interessante já de cara pelo simples fato de sobre um mundo em confronto apocalíptico.Sua resenha e sinceridade sobre o assunto faz com que sinta mais vontade de conhecer mesmo não sendo o melhor.Adorei muito sua resenha Parabéns!
    Abraços

    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html?m=1

    ResponderExcluir
  7. Oiee José ^^
    Eu também senti que faltou mais desenvolvimento nos personagens, principalmente na Bianca, já que ela é a principal. Achei que os personagens secundários conquistaram e tiveram mais destaque do que ela, Bianca me pareceu um pouco superficial mesmo. Mas, como você disse, a história é bacana, só faltou algo a mais.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Essa trama não me despertou o interesse, mas gostei da sua resenha e saber sua opinião sobre a obra. Livros com zumbis raramente me animam :/ Espero que o autor continue escrevendo e desenvolvendo sua escrita e seus personagens. Espero ter a oportunidade de ler algo dele futuramente.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem??

    Adorei a sua sinceridade, parabéns pela resenha! Histórias desse gênero geralmente não me agradam, e com um desenvolvimento não muito proveitoso... vou deixar passar dessa vez, mas creio que pra quem gosta dessas histórias meio repetitivas seja bacana experimentar!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Primeiro, muito obrigado pela oportunidade de mostrar o meu trabalho em seu blog. Pena que o livro não foi 100% positivo, mas espero melhorar e muito nos próximos. Obrigado mesmo, de coração.

    Sucessos!!!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, e achei bem interessante esse detalhe de ser uma trama de zumbi, onde o autor não tem piedade dos personagens. Com certeza, será uma daquelas leituras que não vou conseguir mais parar de ler. Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve, mesmo você não gostando totalmente da história.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Oi *--*

    Não sou a maior fã de livros de genero e também não conhecia o livro. Vendo sua resenha creio que por não ter ido com expectativas nem foi decepcionante. É uma pena ele não ser diferente do que já encontramos e creio que não seria uma leitura proveitosa pra mim. Dessa vez irei deixar passar.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá meu lindo,

    Não gosto de ler livros com zumbis, mas assistir a filmes e séries com essa temática, porque a TV acaba dando mais ênfase e profundidade através de efeitos especiais e atores e outros métodos o merecido aprofundamento da temática do que os livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu já tinha visto esse livro anteriormente e assumo que fiquei bastante curiosa. Porém, alguns aspectos que você apresentou me incomodariam na leitura. Por exemplo: o fato dos personagens serem escritos superficialmente e a história demore para desenrolar. Ainda assim, gosto de ler para ter a minha opinião.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir