domingo, 10 de abril de 2016

102# Resenha: Tudo e Todas As Coisas | Nicola Yoon


Título: Tudo e Todas As Coisas
Série: Livro Único
Autor(a): Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Sinopse: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa nunca sai em toda minha vida. As únicas pessoas com quem convivo são minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostuma com minha vida até o dia que ele chegou. Pela janela olho para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega observando-o e me encara. Encaro-o também. Descubro depois que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

Madeline Whittier, ou Maddy, é uma garota que acabou de completar 18 anos e que passou quase toda a sua vida dentro de casa, já que ela possuí uma doença extremamente rara conhecida como "a doença da criança na bolha", ou seja, Maddy é alérgica ao mundo, o simples ato de sair de casa pode acionar um de seus gatilhos e desencadear uma série de alergias fatais. Sua vida se resumia à ler seus livros e resenhá-los, assistir suas aulas com professores via Skype e passar algum tempo com sua mãe, que é a única pessoa, além de sua enfermeira Carla, com quem ela interage pessoalmente.

"Às vezes você faz as coisas pelos motivos certos e outras pelo motivo errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença."

Maddy era feliz em seu mundo, isto é, até que uma família muda-se para a casa ao lado da sua. Ela vê naquelas pessoas desconhecidas traços do mundo que nunca pode viver, principalmente no filho mais velho da família, chamado Olly, que tem o estranho costume de se pendurar nas coisas e usar somente roupas pretas. Ele é totalmente o oposto de Maddy e tudo o que ela deseja ser: forte, saudável e livre. Ela começa à observá-los e com o tempo Olly percebe sua presença e eles começam à se comunicar, primeiro através de sinais, depois mensagens de texto, até que o desejo de estarem juntos no mesmo lugar se tornar gritante, e é ai que as coisas começam a desandar no monótoma realidade de Madeline.

Meu exemplar do livro :-)

Tudo e Todas As Coisas é sem dúvida uma das minhas melhores leituras do ano até o momento, eu tinha grandes expectativas para esse livro e elas foram atingidas com grande maestria. O principal destaque da história é sem dúvidas à escrita de Nicola Yoon, que é em primeira pessoa pelo ponto de vista da Madeline. Ela é totalmente dinâmica, às vezes poética, leve e fluí com facilidade, tanto que quando eu pegava o livro para ler, as páginas voavam sem que eu notasse.

Os personagens são outro grande destaque da história. Maddy é uma protagonista feita para ser adorada, a sua falta de conhecimento do mundo, sua vontade de viver e os pequenos momentos de fascinação com as coisas simples do mundo são algumas das coisas que me fizeram sentir muita empatia por ela. Olly também é um personagem lindo (em todos os aspetos), ele parece duram, mas mostra no decorrer das páginas seu lado doce, engraçado e apaixonado, mesmo com todos os problemas familiares com os quais ele convive. Os dois formam um casal muito fofo, eu torci por eles do começo ao fim do livro.

A temática da história também é um ponto forte, a condição de Maddy (que é uma doença real no nosso mundo), problemas familiares, trauma, são alguns dos assuntos abordados pela autora. Contudo, esses temas não são aprofundados, o foco real do livro é o romance, e isso me deixou um pouco chateado, eu queria que a autora tivesse desenvolvido uma discussão maior em torno deles

O trabalho gráfico da Editora Novo Conceito nesta obra está espetacular (como na maioria dos seus livros), temos detalhes em várias páginas, e-mails, desenhos feitos pela Madeline,  entre outras, tudo isso faz do livro quase um diário da protagonista, o que nos deixa bem mais próximos dela.

Detalhe de uma das páginas!

Tudo e Todas As Coisas é sem dúvida uma história adolescente, mas que tem potencial para ser aproveitada por leitores de todas as idades. É um livro que fala de família, do primeiro amor e, acima de tudo, da vontade de viver. Recomendadíssimo!





18 comentários:

  1. Ola José que diagramação linda desse livro, gostei muito da premissa desse livro, e imagino que não deve ser fácil viver como a protagonista sem contato com mundo exterior in loco. Ela ávida para sair e ele com uma vida complicada. Gostei desse oposto. Espero ler em breve. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Pela capa do livro, eu deixaria a dica passar fácil, mas sua resenha me deixou mega curiosa em relação a varias coisas. Primeiro em função da doença da protagonista e como é esta logística no dia a dia e claro, o romancinho que o livro traz. Espero poder conferir o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi José, tudo bem?
    Já li várias resenhas deste livro e a cada comentário que leio me sinto mais motivada a querer fazer essa leitura. Imagino mesmo que a história seja bem ao estilo adolescente, mas eu adoro quando há essa ambientação. E se você falou que se tornou uma das melhores leituras do ano até o momento é porque vale a pena mesmo né?! Também estou cheia de expectativas e pretendo ler essa obra em breve. E por falar em expectativa, é muito bom quando elas são superadas ;)
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi José, fico muito feliz em ver que você gostou tanto do livro, eu tenho vontade de ler ele desde que eu vi sobre o lançamento, e devo dizer que ele é muito chamativo, com essa premissa emocionante e séria, não tem como não me apaixonar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi José, tudo bem?
    Achei a premissa desse livro bem interessante e vi que muita gente tem lido e gostado bastante.
    Concordo com você que a história teria sido melhor se a autora tivesse focado mais na doença e condição da Madeleine do que no romance, mas mesmo assim acredito que seja uma ótima história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir

  6. Olha estou querendo muito ler esse livro, mas terei que mandar para uma das minhas colaboradoras, porque sexta estou indo para os EUA e n vou ter tempo para fazer a leitura, mas estou bastante curiosa, porque acabei de ler uma resenha e agora a sua é a segunda que pego para fazer a leitura e que me deixa interessada. Espero poder gostar bastante, porque me parece ser uma estória bem fofa, mesmo sendo algo mais juvenil. Mas adoro mesmo assim. Gostei de tudo que você abordou e também sobre seu ponto de vista. Espero ler em breve assim quando retornar =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-o-plano-e-o-amor.html

    ResponderExcluir
  7. Olá José,
    Devo concordar com você, acredito que esse livro merece ser lido por todas as pessoas. Gostei muito da sua opinião, entretanto, não devo concordar que é o melhor livro até o momento, eu senti falta de uma explicação maior para aquele final. Para mim, ele ficou meio vago.
    A Maddy ama o Olly e eles foram bem construídos. Acho que a base desse amor é o Olly ser tudo o que ela gostaria e entendo isso demais.
    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu gsto de ler histórias que tratam sobre alguma doença, porque eu sempre aprendo. Esse livro ta na wishlist, porque deu um problema com o correio e a editora não me enviou em parceria. Em todo o caso, a Mad (já to intima), é uma personagem que sei que vou adorar. Não vejo a hora de ler. Fico feliz que tua resenha foi positiva. :D

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Também li esse livro, e realmente essa história é muito amor!
    Vamos descobrindo com a Maddy como é triste ter essa doença, e pensar que tantas pessoas no nosso mundo possuem ela realmente chega a ser triste.
    Adorei o estilo de escrita da autora e espero ler mais livros dela

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu imagino que a vida que Mady leva não deve ser nada fácil... E recentemente descobri que essa doença que ela possui existe de verdade. Achei muito bacana a autora abordar esse assunto e nos trazer conhecimento sobre isso.
    Imagino que por mais riscos que ela correu com a mudança da família ao lado sua vida deve ter começado a fazer muito mais sentido quando pode se relacionar com outras pessoas e sair um pouco do casulo.
    Esse livro está na minha lista de Leitura.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente esperou pirando por um exemplar, já andei dando umas pesquisadas para ver se encontro uma boa promoção kkkkkkk Mas ainda nada muiiiito bom para meu bolso.
    Não sei mais quantas resenhas já li desse livro e TODAS fora megas positivas o que me deixa ainda mais curiosa.
    Saber que o livro foi uma das suas melhores leituras do ano só me deixa ainda mais ansiosa. E sobre o casal ser fofo, aaaaaa isso já me deixa babando, claro que vou ficar torcendo por eles.
    Eu amei a premissa do livro, amei sua resenha e necessito desse livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi *---*

    Estou doidinha por esse livro, já vi tantas resenhas positivas que minhas expectativas estão nas alturas. Acho a capa maravilhosa e não fazia ideia que tinha ilustrações no livro. Saber que foi uma das melhores leituras do ano pra você fico ainda mais empolgada <3

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Confesso que estou morrendo de pena de terminar esse livro, a leitura está fluindo tão rapidamente devido o jeito que autora escreveu, amo livros assim, mas sempre acabam tão rápidos. Os desenhos da Maddy realmente nos aproximam do mundo que ela vive, a história é um romance jovem ótimo que na minha opinião serve para todas as idades. Também amei o livro!
    Beijos.
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá.

    Olha, essa edição está realmente linda. A editora arrasou em cada detalhe e olhando suas fotos fiquei com mais vontade de ter o livro em minhas mãos rss
    Eu já li algumas resenhas positivas sobre a obra e isso me deixa com mais vontade de ler. Aliás, vejo que o livro foi umas das suas melhores leituras e isso é super animador.
    Amei sua resenha.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acho que estou para ler uma resenha que seja negativa sobre essa obra (rs). Adoro saber que esse livro vem conquistando diferentes leitores. Concordo com você sobre a protagonista ser uma personagem que "nasceu para ser adorada" (rs). De um jeito bacana, ela me lembra d'O Pequeno Príncipe. Uma ingenuidade doce, uma vontade de aprender. Eu espero ler esse livro em breve.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    A cada resenha que leio fico mais curiosa sobre esse livro! A história parece ser ótima, eu gosto desse estilo de romance juvenil e acho que a escrita da autora também vai me agradar. Acredito que a protagonista vai ser uma daquelas para marcar como preferida, ela parece tentar viver o mais normalmente possível e não se deixa abater pela doença, mesmo que não possa ter a vida das outras garotas da sua idade... A diagramação está linda mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi José,

    Que legal que você gostou tanto do livro, eu curti bastante a leitura, mas fiz várias ressalvas sobre ela, gostei sim, mas não alcançou meu patamar de melhor do ano até agora não e pra falar a verdade, não chegou nem perto. Achei que a autora focou muito no romance e deixou muitas coisas importantes em aberto. O Livro é bom, sim, mas teria potencial pra ter sido bem melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. A divulgação desse livro está excelente! Tenho lido ótimas resenhas sobre ele. E confesso que o drama da garota, com essa doença rara, deixa-me bastante comovida. Estou encantada com o projeto gráfico desse livro, que está maravilhoso. A capa é perfeita, na medida certa, nem informações a mais, nem a menos. Como é bom quando um liro atende às nossas expectativas. Eu tenho muitas em relação a essa obra, e espero que elas sejam também atendidas. Bela resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir