segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

98# Resenha: Distopia | Kate Willians


Título: Distopia
Série: Distopia - Vol.1 
Autora: Kate Willians
Editora: Arwen (Selo Literata)
Páginas: 318
Skoob: Acesse
Sinopse: Em uma sociedade governada por militantes, com um sistema incorruptível, as crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos de idade e treinadas para serem soldados. Lá, eles aprendem da forma mais cruel a atirar e a matar, perdendo muito cedo a sua inocência. Depois da Grande Guerra, o mundo passou a ser dividido entre governantes e governados e cada um tem as suas dores, suas mágoas e limitações. E o que nos resta saber é: de qual lado você está? Porque no final das contas, não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer...


Distopia é um livro nacional, primeiro trabalho publicado da autora Kate Willians, lançado pela Editora Arwen e que nos foi cedido pela mesma. A história se passa anos após o fim da Terceira Guerra Mundial, onde a maior parte do mundo foi devastada, sobrando somente uma pequena parcela da população, para evitar que isso acontecesse novamente, quatro grandes líderes militares reorganizaram o mundo em quatro regiões (Norte, Sul, Leste e Oeste), em cada uma dessas regiões a população foi dividida em Governantes, que são os detentores do poder e a parcela rica da população, e o Governados, o restante da população, menos favorecida e obrigada à viver em péssimas condições. Além disso, quando os Governados completam sete anos de idade, são obrigado à deixarem suas casas e irem para o Regimento, o complexo militar encarregado de treiná-los para que se tornem soldados leais ao Regimento e ao seu líder, o Coronel.

Thiago, um de nossos protagonistas, é um jovem Governado que foi obrigado à servir ao Regimento do Norte, ele não concorda com as regras da sociedade em que vive e sonha em ser livro. Nossa segunda protagonista é Laura, a filha mais nova do Coronel do Norte, que também não concorda com a situação que todos vivem. Mesmo em realidades tão diferentes, os dois jovens acabam por se encontrar e juntos irão lutar pelo que acreditam ser o certo, além de despertarem um sentimento totalmente novo para eles, o Amor.

“– Posso ser um deles por fora, mas meu coração, não pertence a nenhum dos lados. Meu coração pertence à ideia de um mundo em que as leis são as mesmas para todos. A um mundo sem esse muro, sem essa divisão.”

Distopia é um livro que chama a atenção pela premissa e pela capa, ambas muito chamativas, foram elas que me fizeram solicitar o livro à editora e, apesar de algumas ressalvas, não estou arrependido disso. A sociedade distópica desenvolvida pela autora é extremamente desigual e isso fica muito bem evidenciado em toda a narrativa.

O livro é narrado em terceira pessoa e a maior parte dos acontecimentos se passa dentro do Regimento do Norte, onde vemos o dia-a-dia dos jovens Governados em seu treinamento, sem muita ação, o que considero um ponto negativo, visto que comecei à ler o livro esperando uma boa quantidade de cenas de ação e isso não ocorre. Contudo a leitura não se torna massante ou cansativa, já que a narrativa de Kate Willians é de fácil compreensão, fluída e rápida, o que me fazia passar as páginas rapidamente sem nem perceber. Além disso, todos os capítulos terminam com um Interlúdio que mostra acontecimentos do passado dos personagens, como a infância de Laura e os  primeiros anos de Thiago em seu treinamento, algo que me agradou bastante, pois me permitiu compreender melhor todos os acontecimentos da história.


O que também me agradou no livro foram os personagens, a autora investe bastante no desenvolvimento dos mesmos, deixando bem clara as suas personalidades. Laura se mostra uma menina birrenta e mimada, mas que ao mesmo tempo é muito corajosa e não se conforma com o preconceito que ela e as outras mulheres sofrem, já Thiago é um jovem altruísta, forte e que sempre está disposto à ajudar os outros. Entretanto, acho que o grande potencial do livro está nos personagens secundários, que foram extremamente essenciais para o desfecho do livro.

Por falar em desfecho, é aqui que mora o ponto negativo de todo o livro. A Revolução arquitetada pelos personagens se inicia nas últimas páginas do livro, onde os acontecimentos se sucedem rápido demais, sem um real desenvolvimento, o que para mim tirou boa parte da magia do livro e me deixou em parte decepcionado. Espero algo mais elaborado no segundo volume, intitulado Utopia.


A edição da Editora Arwen está magnifica, o livro tem um efeito metalizado na capa e a sua diagramação é linda, com caveiras no inicio dos capítulos e buracos de bala como divisor de cenas (como vocês podem ver nas imagens acima). 

Distopia é uma leitura recomendadíssima, Kate Willians está de parabéns com a sua estréia,  apesar de alguns aspectos precisarem ser mais trabalhados. Minha nota é:





19 comentários:

  1. Oi!
    Eu gosto de distopias e estou bem curiosa sobre esse livro, o universo que a autora criou parece ser muito bem construído, sem contar que essa diagramação está muito chamativa! É uma pena que o final seja meio corrido, isso geralmente me incomoda...
    Abraços!
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-orgulho-e-preconceito.html

    ResponderExcluir
  2. Pela capa esse não seria uma livro que compraria. Achei o enredo interessante e só deixa mas forte minha teoria de que os autores nacionais estão bebendo de outras fonte ou outros gêneros para conquistar os leitores.

    Vou colocar na lista de quero ler, mas sem compromisso, já que o final deteve esse ponto negativo.

    Abç,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em perceber que os autores nacionais estão se arriscando em outros gêneros, essa é a primeira distopia nacional que vejo e espero ver muitas outras por ai, como fã do gênero daria uma chance ao livro basicamente pela premissa já que a capa não me agradou muito, sendo assim não posso dizer que ele me chamaria a atenção logo de cara... A diagramação está linda a editora está de parabéns.

    Beijos
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  4. Adoro distopias e esse governo narrado é simplesmente odioso. Pena que o fechamento do primeiro livro não tenha sido satisfatório! Excelente resenha! Um grande abraço!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por distopias, mais confesso que não consegui me interessar por este livro, pela premissa não consegui encontrar um diferencial que me fizesse interessar pela história sabe , algo mais inovador . Por este motivo deixarei a dica passar.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Muito boa a sua resenha. Apesar de não ter gostado da capa, adorei a sinopse e fiquei com bastante vontade de ler. Gostei ainda mais de saber que os personagens são muito bem desenvolvidos, até mesmo os coadjuvantes, coisa rara hoje em dia. Bom saber que sua experiência de leitura foi positiva. Fiquei bem curiosa para conferir depois de ler seus comentários. Gosto muito de distopias, mas não leio com frequência, acho que vou dar uma chance para essa. Beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Eu li Distopia ainda antes de ser lançado, em parceira com a lindona da Kate, eu adorei o livro e fiquei muito contente quando ele foi publicado. Ainda não tenho a versão impressa mas não vejo a hora de comprar para enfeitar a minha estante. Eu gostei muito da obra e ainda me lembro dos detalhes. Eu achei a capa perfeita para o livro e pelo que vi nas fotos a diagramação está linda

    ResponderExcluir
  8. Eu já adooooooro uma distopia, aí tem esse livro com o nome distopia, e eu piro né hehehehhee. Já perdi as contas de quantas resenhas desse livro eu já li. E a cada resenha que leio fico ainda mais e mais curiosa... sério.
    A premissa é incrivel, inteligente e bem elaborada, saber que os personagens foram bem desenvolvidos também é um enorme ponto positivo.
    E sobre a parte negativa que vc ressaltou, acho que não me incomodaria não - pelo menos eu espero kkkkk - ADOREI SUA RESENHA

    ResponderExcluir
  9. Faz um tempão que eu não leio uma distopia que realmente me envolva e me faça aventurar nas páginas, mas acho que minha espera acabou porque pelas suas palavras, vou curtir muito essa aqui. A Arwen manda bem demais na arte gráfica dos livros né? Acho que eles são mega caprichosos!!!! Quero ler o mais rápido possível!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse livro já me chamou a atenção quando foi anunciada a pré-venda. Adoro distopias e achei essa edição lindíssimo, cheia de detalhes.
    Fico incomodada também quando o desfecho é rápido demais, mas como terá um segundo volumo, pode ser que isso não se torne um grande problema pra mim :)
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu vou esperar a publicação do segundo volume, antes de ler esse. Como o desfecho foi um tanto corrido e sem aprofundamento, vou aguardar o próximo, assim leio os dois de uma vez, e acompanho a evolução da história. Uma ótima dica, e vou aguardar o segundo volume.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de começar a ler o Distopia e gostei muito do mundo criado pela autora, infelizmente tive que parar a leitura pois tive que dar prioridade a outros, mas gostei muito de saber seu ponto de vista, vou o ter em mente quando for retomar a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem? Adorei a resenha José, fico muito feliz em saber que apesar das ressalvas considerou o livro uma boa leitura. Quanto ao final, ele não agrada todos mesmo haha Mas a ideia que quis passar foi a de algo mais real - aqui até sobre a falta de ação - algo mais palpável, pois em grande parte das distopias, os protagonistas sempre salvam o mundo no final e tudo fica certo, acontecem coisas extraordinárias para solucionar a distopia inteira em apenas algumas páginas. Na minha Distopia, a história termina após um grande impasse, e realmente foi o que quis com o primeiro livro. Mostrar que nem sempre uma história sobre revolução, precisa ter um final 'super ultra fantástico' e que as vezes as coisas acontecem de forma tão rápida e inesperada que é muito mais capaz de alterar cursos e vidas. Em Utopia a ideia é continuar desse 'rompante' do final, mostrando a tentativa da sociedade em se recriar, restabelecer e melhorar sua forma de vida. Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Olha no inicio eu não tive muito interesse em fazer a leitura desse livro, porque eu pensei quer era algo de terror ou coisa assim quando vi a capa, mas depois que comecei a ler algumas resenhas eu acabei me interessando, principalmente por ser um distopia. Talvez eu venha a comprar o livro na editora ou até mesmo ler em ebook mesmo, porque eu já o tenho no meu computador, mas mesmo assim me parece ser uma estória muito envolvente e gostosa de acompanhar. Isso de você dizer que o livro não se torna massante já me chamou atenção, porque normalmente livros assim me dá sono menino...eu não consigo ler rs ...Mas agora estou mais animada e tenho certeza que vou gostar muito. PARABÉNS pela bela resenha. Muito bem desenvolvida por sinal!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-memorias-de-uma-gueixa.html

    ResponderExcluir
  15. Nossa, fiquei super curiosa pra ler o livro!
    Os autores nacionais estão se superando ultimamente, vários livros nacionais ótimos! :)

    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu já li diversas resenhas dessa obra, e todas tocam nesse ponto do final corrido. É ruim quando isso acontece, né? A parte boa é quando tem uma continuação para dar uma amenizada nisso. rsrs
    Sobre a trama, eu adoro distopias, então esse é um livro que me interessou muito. Vou tentar ler ainda esse ano.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Na verdade a Kate tem um livro anterior, publicado por outra editora, que nem sei se ainda é vendido. Estou louca pra ler Distopia, já tenho o meu exemplar. Fico feliz por saber que a autora investiu bastante no desenvolvimento dos personagens, isso faz toda a diferença pra mim. E que ótimo que os personagens secundários foram essenciais para o desfecho, adoro quando eles ganham espaço no enredo. Pena que achou que no desfecho as coisas aconteceram rápido demais.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oieeeee
    Tudo bom?
    Eu ganhei esse livro em um sorteio e em breve irei ler, uma pena a história não ter tanta ação e o final ser corrido, gosto que a história flua normalmente, mas gostei de saber que a autora tem uma boa narrativa, isso para mim é um ponto super positivo.
    Amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Mesmo gostando de distopias essa não me saltou aos olhos por terem coisas que me lembram outras obras (mesmo tendo gostado delas) e que pena que não tem um desfecho satisfatório e o próprio não ter um bom desenvolvimento, mas ao menos os personagens foram bem construídos.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir