quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

95# Resenha: Muita Mais Que 5inco Minutos | Kéfera Buchmann


Autora: Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Páginas: 144
Skoob: Clique AQui
Onde Comprar: Amazon | Americanas | Extra | Saraiva | Submarino
Sinopse: Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, “5inco minutos” (procura aí na internet), tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. Tá achando pouco? Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar.

Muita Mais Que 5inco Minutos é a autobiografia da Youtuber Kéfera Buchmann, uma das maiores (se não a maior) do Brasil. O livro é um conjunto de experiências vívidas por ela desde a sua infância até a adolescência, mas sem incluir os momentos atuais dela como Youtuber, ou seja, o texto tem foco na vida dela antes do sucesso do seu canal.

Eu sou um fã da Kéfera, assisto o vídeos dela à bastante tempo, sendo que elas é uma das poucas youtubers que acompanho. Eu já tinha uma ideia do que esperar do livro dela, que não seria uma grande obra da literatura, mas seria divertido de ler e realmente foi. Contudo, o livro trás mais que apenas momentos de diversão, ele mostra o quanto a vida de uma pessoa famosa não é o mar de rosas que pensamos, ele trás lições de vida muito importantes que a Kéfera só tomou conhecimento depois de passar por momentos nada agradáveis.

"O que quero dizer é que, no fim, todo sofrimento vale a pena. Sei que soa meio estranho dizer isso, mas são as situações tristes que fazem a gente refletir e amadurecer. Porque quando estamos felizes, estamos felizes e ponto final. Não refletimos sobre por que estamos alegres. São os momentos tristes que exigem do nosso lado racional e nos fazem ver como certas situações têm volta e outras, não. Que devemos tomar cuidado com o que dizemos e fazemos para alguém. E o tempo, novamente, o tempo. Sim, ele é o melhor remédio de todos!"

Ela começa a narração de sua vida desde pequena, contando suas experiências de criança, o primeiro dia de aula, o bullying que sofria constantemente, o fato de se sentir feia e gorda em comparação à outras colegas. Todas essas histórias são contadas com uma grande sinceramente por parte dela e sempre com aquela pitada de humor que faz a gente rir mesmo em um momento dramático.

"Primeiro dia em uma escola nova é como o começo do Big Brother Brasil. Todo mundo se ama e fica amigo e uma semana depois estão se odiando e fazendo macumba para os coleguinhas."

Com o passar das páginas, a Kéfera vai crescendo, vivendo novas experiências, se aceitando mais, amadurecendo e, obviamente, começando a se relacionar amorosamente com outras pessoas. Esse talvez seja o tema mais aprofundado no livro, a histórias românticas vividas por ela e o que ela aprendeu com elas. Foi com certeza a parte do livro com que mais me identifiquei (com certeza vocês também se identificariam), pois trata de coisas pelas quais todos nós já passamos: o primeiro amor, desilusões, etc.

"A parte gostosa da paixão é acordar sempre de bom humor, tomar banho com o pensamento longe e o sorriso mais trouxa do mundo por estar nas nuvens pensando na pessoa. (...) Mas tem a parte ruim. Na verdade, é a parte arriscada, que é: dar certo ou não. (...) É difícil os dois terem força de vontade para fazer funcionar quando estão juntos. Enfim, na maioria das vezes a chance de dar algum problema é muito maior que a chance de dar certo, Essa é a parte triste. Porque a própria palavra PAIXÃO vem do latim e significa SOFRIMENTO."

Algo que não me agradou no livro é que algumas histórias escritas nele já foram contadas pela Kéfera em seus vídeos, claro que isso não tira a graça do livro, eu ri com essas histórias também, mas eu esperava algo inédito e, mesmo gostando, essas partes me decepcionaram um pouquinho.

Enfim, o livro Muita Mais Que 5inco Minutos é uma leitura que recomendo sem pensar duas vezes. Mesmo sendo curto curto, ele garante muitas experiências para o leitor, principalmente o público jovem, que vai se identificar muito com as histórias que compõem esta obra, pelo menos eu me identifiquei ;-)





27 comentários:

  1. Você falou várias coisas positivas sobre o livro, mas ele não me interessa nenhum pouco, pois não acompanho Youtubers, para falar a verdade estou de saco cheio deles. Mas é uma ótima opção para quem é fã dela, e é uma boa para o publico dela que não lê, pois assim eles podem começar a entrar nesse mundo. <3

    ResponderExcluir
  2. Esse é o famoso livro da mocinha que fica na internet dizendo asneiras e possui fãs... eu não compro e não quero ler. Inclusive estou colocando em meu plano de aula discussões sérias sobre esses Youtuber e seus discursos.. bizarro!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Confesso que não sabia quem era essa mulher, e também que tinha m canal no youtube :O Recentemente que li alguns dos comentários dela pela internet, onde não me simpatizei com o que ela pensava, por isso deixei de lado.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de biografias, então não leria. Só me lembro da loucura que fooi a Bienal deste ano quando ela apareceu por lá. O que foi bom porque fez pessoas que não liam, começarem a ler.
    Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  5. São poucos os YouTubers que me fazem realmente ter vontade de ler seus livros, até agora só consegui ler do Tyler Oakley, Shane e Joey Graceffa. A Kéfera não me atrai muito como YouTuber então provavelmente não terei interesse em ler. Mas para você que é fã é muito bom saber que gostou.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um pouco de receio de ler livros autobiográficos dessas pessoas que viram "febre" na internet, porque nunca sei se o livro vende muito por causa da fama que eles já tem, ou se por ser realmente bom. Na dúvida, sempre ponho a ideia de lado haha
    Mas eu gosto da Kéfera, acho que os vídeos dela são divertidos, e se o livro foram engraçadinho assim, talvez valha mesmo a pena.
    Brigada pela resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Não é um livro que eu leria pela total falta de interesse em saber mais sobre a vida da Kéfera. Não tenho nada contra a pessoa dela, mas não acompanho seu trabalho no YT nem nada. Gostei da sua resenha e dos pontos ressaltados. Vale a dica para quem tem interesse na vida dela.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Antigamente eu assistia bem mais videos da Kéfera do que hoje em dia, antes tinha muito mais conteúdo legal.
    Confesso que sido uma curiosidade em ler esse livro mas não é uma das minhas prioridades no momento.
    Adorei sua resenha e sinceridade contida nela.
    Sou cada vez mais fã do blog de vocês.
    Beijos

    myself-here1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OIii!

    Acompanhei o canal da Kefera durante um bom tempo mas parei pois acho que a fama subiu. Sei que isso abre muitos leques mas acho que ela hoje, prioriza mais os views do que o conteudo. Ela cresceu e mudou (fisicamente) e é normal querer mostrar isso em seus videos mas acho que está ficando tudo muito artificial sabe?
    SObre a obra, o que ela já falou em videos está no livro, então não compraria. Mas o trbalho grafico da editora ficou linda!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não a acompanho, na verdade, não acompanho nenhum vlogueiro, pois não tenho paciência. Mas, no caso da Kefera, acho que ela fico bem estrela quando começou a ser requisitada na grande mídia. Ela fo até corajosa ao escrever esse livro, pois ela é jovem demais para ter uma autobiografia. Não consigo imaginar o que tenha de tão relevante nesse livro. Mas para os fãs, com certeza é um modo de saber mais sobre ela, como ela era antes da fama. Fico feliz em saber que você gostou da leitura, apesar de alguns textos já terem sido contados nos vídeos.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oiie José tudo bem?

    Menino, acho que sou foi eu até agora que não vi nenhum vídeo da Kéfera rs (só vi um vez mais no canal do Felipe Neto), sabe, nunca fui com a cara dela rs e recentemente ela fez um comentário que me fez mais ainda não querer participar do canal (que eu não sigo rs). Mas enfim, a respeito do livro dela, eu não curto muito auto-biografia sabe, sou mais no romance, que tenha algo da realidade ou aqueles clichê rs Mas gostei da sua resenha.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oi, José!
    Já li diversas resenhas desse livro, e apesar das pessoas sempre falarem bem, é um livro que não me interessa nenhum pouco. Não acompanho youtubers, e vi alguns poucos vídeos da Kéffera e confesso que não me chamou muito a atenção. Mas legal que você gostou, é sempre bom quando um livro consegue nos prender e surpreender.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha ouvido falar no livro, mas curto bastante autobiografias. Acho que o livro deve ser muito interessante para as pessoas que pretendem se aventurar no universo dos Youtubers, afinal, com 12 milhões de seguidores, algo ela deve estar fazendo certo, né? E é uma boa leitura também para mim, que tenho curiosidade sobre a trajetória dela. Já sei até a quem presentear com esse livro no Natal. Achei bacana aparecer no livro o processo de amadurecimento da moça. Gostei muito do seu post, é bastante esclarecedor!

    ResponderExcluir
  14. Nunca assisti um vídeo dessa youtuber. Não acho que ela tenha algo para acrescentar na minha vida. Depois soube que ela fala várias bobagens, algumas coisas preconceituosas. Pelo visto todos os youtubers resolveram escrever suas biografias. Eles tem um publico cativo, né?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha.
    Adoro a tua escrita....
    dificilmente eu leria o livro. Não por pré conceito. Mas porque não me identifico com o estilo mesmo.
    Mas olha ela fez sucesso com esse luvro né? Agora entendi porque. Me pareceu uma leitura bem gostosa e que flui bem....

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu já vi esse livro mas ainda não o li. Parece que a edição está bem bonita. Eu não acompanho nenhum canal, conheço a Kefera só de nome, ultimamente tenho me "decepcionado" com algumas atitudes dela, mas como não a conheço como celebridade da internet há muito tempo, prefiro não julgá-la.

    ResponderExcluir
  17. Eu quero muito ler este livro, velho! Eu adoro o trabalho da Kéfera, seus vídeos e tudo o mais! Acho ela uma pessoas muito corajosa e eu não sabia que contava a história dela antes da fama, agora mesmo que lerei!

    Abraços e até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não faz muito meu estilo, então não chamou a minha atenção, eu não acompanho nem ela no youtuber, mas fico feliz que tenha gostado.

    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Sua resenha ficou muito boa, mas eu não curto a Kéfera, então não leria o livro nem se ganhasse de presente.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie!! Tudo numa nice?!
    Eu não conhecia essa youtubers, sério! Mas vi a resenha desse livro certa vez e gostei do que foi apresentado apesar de não curtir esse estilo de leitura. Acho que é um livro mais para quem não a conhece muito porque você comentou que não gostou dessa série parte porque esperava coisas inéditas. Bem,desde que vi a resenha desse livro vi várias outras coisas sobre a Kefera e não gostei muito. Como não é um gênero que curto vou deixar passar. Mas a sua resenha ficou ótima!!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  21. Esse é um livro que eu definitivamente não tenho desejo em ler. Primeiro porque não sou fã da Kéfera e segundo porque a premissa não me chama ateção em nada, porém entendo o porquê de as pessoas estarem tão animadas com o livro dela.

    ResponderExcluir
  22. Oiiie
    Bom, não tenho curiosidade no livro por não gostar nada da youtuber e não curto essa vibe nova de lançamentos com youtubers, porém, que bom que a leitura te gradou ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Parabéns pela resenha. Me deixou até curiosa! Mas confesso que não gosto da autora, nem a acompanho. Acho que para os fãs no entanto deve ter ser uma prato cheio já que conta tanto da vida dela.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi jOSÉ
    Tudo bom?
    Eu conheci a Kefera por causa da bienal, pois estava lá no mesmo dia que ela e o que vi de gente sendo carregada. hehehehe
    Depois desse bafão, resolvi comprar o livro e conhecer melhor a história, assim como você, me diverti rindo, mas não pude comprar com vídeos, pois nçao tinha visto o canal dela antes de concluir a leitura.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá, Não sou tão por dentro do mundo dos youtubers, mas lógico já ouvi falar dela. Mesmo assim, não creio que iria gostar, por não ser fã dela e tal.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Eu já li o livro e gostei também como você. Conheço o trabalho da Kéfera, mas não acompanho o canal dela com assiduidade. Gostei da forma com que ela explicou que a adolescência não dura a vida toda e que as coisas melhoram. As pessoas criticam muito, mas não é melhor que o adolescente esteja lendo do que na rua fazendo besteira?
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Queridos!
    Adorei o post! Não sabia que esta youtuber era assim tão famosa!
    Já sou vossa seguidora! é tão bom ver uma amizade como a vossa!
    Eu tenho um blog acerca de livros, pensamentos e palavras, palavras verdadeiras.
    Dão-me a honra da sua visita?
    Fico à espera!
    De qualquer maneira muito obrigada!
    Continuação de Boas Festas!
    Um Grande Abraço diretamente de Portugal!
    Margarida Ferreira
    vivendocomaspalavras.blogspot.pt

    ResponderExcluir