quarta-feira, 11 de novembro de 2015

94# Resenha: O Vampiro Imperador | Leonardo Barros


Título: O Vampiro Imperador
Autor: Leonardo Barros
Editora: Novo Século
Páginas: 400
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: Drucila é uma linda jovem romana, casada com o médico do imperador Nero. Diante da ausência do filho, ela entrega-se a um culto proibido de fertilidade, ato que inicia sua ruína e tem relação com sua transformação em vampira. Ciente de seu poder, ela resolve dominar Roma e não mede esforços para consegui-lo. As intenções de Drucila só poderiam ser ameaçadas por Dotan, um ser imortal como ela. Em noites de lua cheia, esse general de confiança de Nero prende a si mesmo a fim de evitar que o lobisomem, criatura que se tornou há milhares de anos, domine-o. No entanto, quando Dotan se vê diante de uma Roma guiada por energias maléficas, ele engendra sua força para tentar salvar o povo da perseguição e da tirania. O derramamento de sangue se torna um pesadelo constante. A cidade caminha, a passos rápidos, para um longo período de escuridão. Traições, jogos de poder e lutas épicas enredam essa engenhosa aventura que põe em conflito a busca pelo bem e o desejo, às vezes incontrolável, pelo poder e pela luxúria.

A história se inicia milhares de anos antes de cristo, onde somos levados à cidade de Sodoma e apresentados ao jovem Dotan. No capítulo seguinte, anos se passaram e agora nos encontramos na cidade de Roma, no ano 63 d.C, onde nos encontramos novamente com Dotan, agora mais velho e assumindo o cargo de general do exército de Nero. Dotan possuí um grande segredo, nas noites de lua cheia ele se transforma em lobisomem, sempre travando uma batalha consigo mesmo para controlar a sua fera interior.


A segunda personagem importante que conhecemos é Drucila, esposa de Emilianus, o médico particular de Nero. Drucila sempre sonhou em dar um filho para o seu marido, mas ele nunca conseguiu. Obcecada com esse desejo, ele recorre à um ritual de fertilidade que não resultou no efeito desejado. Dias se passam e Drucila é aconselhada por uma amiga à trair seu marido com outro homem e, assim, conseguir o tão sonhado filho, mas ele é descoberta e expulsa de casa por Emilianus. 

Após ser expulsa, Drucila passa por pelas piores situações inimagináveis, ela praticamente come do pão que o diabo amassou e isso só faz aumentar o seu desejo de vingança por todos que lhe prejudicaram. Com o passar do tempo, o efeito do ritual da fertilidade começa a aparecer, transformando-a em uma vampira. Agora ela pretende dominar o Imperador Nero e realizar a sua vingança. Logicamente, Dotan nota rapidamente quais são os objetivos de Drucila e, assim, inicia-se uma batalha épica entre esses dois seres sobrenaturais. 

"Dotan sentiu aquele cheiro e tentou ignorá-lo, mas era impossível resistir ao odor que aquela mulher exalava. E aquele aroma o excitava e o fazia lembrar-se das insanidades que um dia fizera, sob o domínio do lobo que habitava sua alma."

Eu particularmente não sou fã de livros envolvendo vampiros, mas eu já tinha lido um livro do Leonardo Barros e adorado. Então resolvi me arriscar nessa leitura, e agora só agradeço aos deuses por essa maravilhosa leitura. A escrita do Leonardo continua ótima, só que eu notei uma boa evolução em sua narrativa, principalmente na parte da descrição de cenas e cenários.

O autor soube misturar muito bem fantasia e realidade neste livro, a batalha entre vampiros e lobisomens é muito bem apresentada no cenário do Império Romano, numa época onde começa a surgir o cristianismo. Posso afirmar que isso tornou a história mais realista e bem mais interessante.

Os personagens do livro possuem personalidades distintas e seus próprios conflitos pessoais, sendo que nenhum deles podem ser considerados totalmente bons e ruins. 

"Drucila saltou sobre ele e o mordeu, sem que sugasse seu sangue. E ele retribuiu rasgando sua pele com os dentes e vendo-a regenerar em segundos. A cada segundo, as transformações do lobo eram controladas pela prata. O desejo, cada vez maior e mais tenso, crescia a cada beijo. Consumiam-se em pé, naquela cela imunda e malcheirosa, sentindo ódio e amor um pelo outro.
Mesmo que fosse um amor estranho e abjeto”

As cenas de violência no livro são bastante presentes, afinal o autor não mediu esforços em mostrar uma natureza realmente sanguinária das criaturas sobrenaturais que ele se utilizou. Também temos uma parcela de cenas eróticas que, ao meu ver, foram necessárias para o desenvolvimento do livro, afinal na literatura os vampiros e lobisomens não são só representados como criaturas cruéis, mas também como seres bastante sensuais.

A diagramação está linda e a capa, como vocês podem ver acima, está maravilhosa. Não notei erros de ortografia e nem de digitação na meu exemplar.

O Vampiro Imperador é um livro incrível, uma fantasia épica que mostra como vampiros, lobisomens, romanos e cristianismo podem funcionar perfeitamente bem, resultando em uma  história cheia de intrigas, batalhas e cenas bem desenvolvidas. Leonardo Barros é um grande autor e espero ansioso por suas futuras publicações.



30 comentários:

  1. Oieee. Não gosto muito de livros violentos :o
    Mas certamente me pareceu uma boa pedida para quem gosta de algo com bastante ação né?

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. OI,

    Adoro histórias de vampiros e principalmente ambientadas na Roma antiga. Este livro já foi colocado na minha lista de desejados. Não conhecia este autor. Muito boa a resenha.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola Manoel au li um livro do autor e gostei muito de sua escrita, fico ainda mais feliz em saber que evoluiu ainda mais nesse livro, ao contrário de você amo livros de vampiros, o enredo em si já havia me chamado atenção. Estou com o livro e espero ler logo. A capa está linda. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Manoel.
    Gostei da sua nota hehe. Apesar de gostar muito da capa, é um livro que eu não leria, pelo menos no momento. Tem muitos contras para eu ler esse livro. Não quero muito ler livro de vampiro no momento, já li um livro do autor e não gostei muito, e tem esse negocio de passagem no tempo, que também nunca me dou bem com histórias assim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Essa já a segunda resenha que eu leio desse livro e, ambas positivas, curti o fato de o autor mostrar os vampiros na sua essência original, porque convenhamos, vampiro que brilha já deu, não é?

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de vampiros nem de lobisomens, uma batalha entre eles não chama a minha atenção. Li um livro do Leonardo que gostei, Presságio, mas não sou fã de cenas de violência e foi por isso que decidi não ler O vampiro imperador. Ele trabalhou tudo que não me atrai nesses seres sobrenaturais, incluindo cenas eróticas e mostrando a natureza sanguinária. Que bom que gostou tanto, mas eu não leria.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto a capa desse livro por aí mas não imaginava que era essa loucura boa! Nunca imaginei vampiros, lobisomens e cia no Império Romano mas soou muito bem na resenha. Que bom que as cenas de violência são bem frequentes, não consigo ver uma fantasia urbana/medieval centrada num povo guerreiro sem uma dose de sangue a cada página.
    Vou até dar uma olhada nas obras do autor!

    Giovana - deiumjeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii, como vai? Eu gostei um pouco do livro, ultimamente estou preferindo outros gêneros, mas adorei a sua resenha.
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha eu já vi várias pessoas falando muito bem sobre esse livro, mas eu sinceramente não tenho muito interesse, porque eu não estou podendo ler livros assim por agora sabe? Eu estou naquela época de leituras mais leves, mas mesmo assim o autor é muito bem elogiado e acho que vale a pena, ainda mais se tratando de uma obra tão rica pelo que tenho visto nas resenhas de outros leitores. Fico feliz que tenha gostado. Espero poder gostar também quando eu tiver a chance de ler =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/caixinha-de-correio-parte-5.html

    ResponderExcluir
  10. Muita gente está falando maravilhos do livro O Vampiro Imperador.
    Eu pelo contrario adoro uma historia de vampiros, haha...pode brilhar, matar, ser o q for q eu adoro...hehe.
    Eu nao conhecia o trabalho do Leonardo Barros, mas com tanta gente elogiando, me sinto tentada a ler esse livro o quanto antes.
    Eu gosto de personagens assim que nao sao bons ou ruins, acho q todo mundo tem um pouco de cada, gostei que o autor trabalhou com isso.
    Vou ler sim.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olha, ainda não conhecia esse autor.
    Também nunca li um livro que se passa na Roma Antiga, apesar de não curtir fantasias, especialmente com vampiros ou lobisomens, gostei do cenário do livro! Acho que darei uma chance!

    ResponderExcluir
  12. Oiiie
    Poxa, legal que tenha gostado tanto do livro, eu não gosto desse gênero, então esse seria um livro que nunca leria haha mas admiro quem curte pois deve ser legal, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar desse livro e tenho muitaaaa curiosidade de lê-lo.
    Sou apaixonada por vampiros e gosto de como você disse que o autor mescla fantasia e realidade.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Apesar de não fazer muito meu estilo, adorei sua resenha e achei o livro bem interessante.
    Esse lance de vampiro épico me deixou curiosa.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Oiiie Manoel, tudo bom?
    Adorei a sua resenha, você sou falar super bem, mas não gosto muito desse estilo literário, vampiros, mortes, tenho medo kkkkkk, sabe, sou mais do romance KKKKKK

    Parabéns!

    Amantes da Leitura


    ResponderExcluir
  16. Oi Manoel, confesso que não sabia nada sobre o livro e posso te dizer que no final da leitura da resenha me perguntei como é que o autor conseguiu um resultado tão positivo tendo esses elementos tão distintos, afinal, vampiros, lobisomens e cristianismo são ambientes totalmente diferentes. Isso só mostra a qualidade do autor, saber que ouve uma evolução na escrita do mesmo também me deixou feliz. Enfim, tenho certeza que esse livro é uma boa leitura.

    bju
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Tudo bom?
    Eu adoro livros de vampiros e lobisomens, sempre me atraíram

    Eu também já tinha lido outros livros do autor e fico feliz em saber que a narrativa dele.evoluiu.
    Quero saber como.será esse confronto entre eles.
    Amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu li esse livro recentemente, e achei que o autor realmente evoluiu de Presságio para esse, além de ter construindo muito bem a história.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Caramba, estou louca de vontade para ler esse livro. Curto muito fantasia, esse mundo de vampiros e lobisomens me fascinam...Lendo sua resenha, a história aparenta ser bem forte e intensa, quero muito ler, e espero poder fazer isso logo, Abraços!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Amei a capa do livro e gostei da história! Faz tempo que não leio livro do gênero. Quando acabar a minha pilha de livros acumulados vou procurar esse!
    Beijos
    http://entree-virgulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiii. Tudo bem?
    Pelo que voce disse esse livro parece ser muito bom, mas a capa não é das mais bonitas. Leria pela história, mas se não conhecesse não compraria pela capa.
    Amei o post, Parabéns.
    ♡ bjs da Mary♡
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá Manoel!
    Eu recebi esse livro do Leonardo e estou louca para ler a história. Eu amo livros com vampiro e fiquei surper empolgada quando vi que o Leonardo iria escrever um.
    Espero que eu ame o livro tanto quanto você.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Esse livro já esta na minha lista de leitura. Todo mundo tem falado muito bem sobre ele e eu mal posso esperar pra ter a chance de fazer essa leitura. Não é muito bem o tipo de livro que eu costumo ler, mas não custa dar uma chance.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu já vi muitas resenhas positivas desse livro, tanto que eu estou super curiosa por uma oportunidade de conseguir fazer a leitura. Acredito que irei adorar!

    ResponderExcluir
  25. Oioi! Adoro fantasia somada a cenários antigos... mas, não sou muito fã de livros com muita violência e principalmente com cenas eróticas. De qualquer forma, creio que seja uma boa dica pra quem gosta do gênero. ^^

    http://www.sonhosemtinta.com.br/

    ResponderExcluir
  26. eu recebi o livro e quero muito ler mas olha mês de provas fica dificil.

    ResponderExcluir
  27. Olá querido, tudo bem?
    Primeiro quero falar que adorei a resenha, mas não leria o livro ;/ infelizmente não faz meu estilo, vampiros, era medieval, sangue, violência.. tudo isso chega a me dar arrepios rs sou mais da linha, rimance/comédia/drama sabe?
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  28. Olá, mesmo gostando bastante de fantasia, creio que nesse tem muita mistura de coisas. Não sei, talvez a sinopse não passe exatamente como é o livro, mas no momento passaria.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  29. Vejo o povo falando muito bem desse livro, mas acabo me perguntando se o livro é bom mesmo ou é puxasaquismo pro lado do autor. Eu li do Leonardo somente um livro e gostei bastante, mas devido algumas coisas que vi, acabei perdendo a vontade de ler algo do autor, por isso não sei se vou ler e saber se essa obra é realmente boa ou não.
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Esse livro tem mexido bastante com os blogueiros! Cara, tenho bastante interesse nele, mas o n° de páginas me dá um medo...

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir