quinta-feira, 25 de junho de 2015

84# Resenha: Érica | Larissa Barros Leal


Autora: Larissa Barros Leal
Editora: Novo Século (Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 272
Sinopse: Moscou. Dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos. Cairo. Uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha, arquitetada por integrantes da Ordem das Doze Tribos de Israel. Washington. Na sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Pequim. Um filho procura o pai, há meses desaparecido. Fortaleza. Em uma triste manhã, Érica encontra seus pais mortos... Nessa incrível trama, todas essas histórias se entrelaçam de forma impressionante. E somente Érica, que acaba de descobrir que foi incluída em uma lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, poderá impedir uma grande desgraça planejada por judeus fundamentalistas, prestes a atingir a todos.



Vários atentados terroristas vem ocorrendo ao redor do mundo, inclusive no Brasil, um clima de terror se instala e é nesse cenário mundial que nossa história se desenrola. Érica é uma jovem de 15 anos que mora com os pais em Fortaleza - CE. Durante uma aula em sua escola ela é chamada até a diretoria, onde recebe a notícia da morte de seus pais, ficando muito triste, abalada, sem chão. Dias depois ela é contactada pela União Europeia e convidada à fazer parte da Europol, uma agência de espiões.


Paralelamente aos acontecimentos na vida de Érica, acompanhamos também outras histórias e personagens espalhados pelo mundo. Na Alemanha temos Arnold, comandante da Europol. Em Moscou, Ivan e Kátia, os únicos sobreviventes de um atentado terrorista. Em Washington, Natalie é sequestrada para que seu pai colabore com radicais e lhes passe informações de dentro da Casa Branca. Em Pequim, o jovem Chang tenta resolver o mistério do desaparecimento de seu pai. E por último, no Cairo uma ONG cai sem saber numa armadilha ao se aliar com a ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel).

As vidas de todas essas pessoas está entrelaçada e agora dependerá de Érica escolher impedir a ocorrência de mais atentados e salvar o mundo.

"Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem... Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu maior patrimônio... o melhor caminho é paz."

O que mais me impressionou na leitura de Érica foi o desenvolvimento da história. Em menos de 270 páginas a autora conseguiu desenvolver várias histórias e personagens muito bem, sem se perder nas próprias palavras, além de escrever de uma maneira que o próprio leitor não se perca. No começo a história pode parecer confusa, afinal são vários personagens em vários lugares diferentes, mas com o passar das páginas começamos a nos acostumar com as várias realidades dos personagens.

Érica é uma personagem que se mostrou bastante forte e determinada, que teve um ótimo desenvolvimento e crescimento no decorrer do livro. Ela fica totalmente devastada após a perda dos pais e mesmo assim se vê obrigada à participar de uma agência de espionagem, se envolvendo em uma série de conspirações internacionais e tendo de salvar o mundo.

Os momentos finais do livro são com certeza a melhor parte do livro, eu fiquei grudado nessas últimas páginas até que terminasse o livro. A maneira como as histórias vão se conectando, acabando com todas as pontas soltas é bastante criativa e essas conexões são passadas com muita clareza para o leitor. E o final do livro foi esplêndido, simplesmente adorei!

A diagramação do livro é bastante simples, mas organizada e bonita. A revisão está muito boa, não encontrei erros, e existem separadores de texto entre as cenas, o que na minha opinião ajuda muito quando você tem pouco tempo pra ler ou quando precisa interromper a leitura derrepentemente. 

Érica é um livro com escrita clara e ótimo desenvolvimento. Recomendo bastante o livro, principalmente para quem gosta de mistério, conspirações mundias, ação e um pouquinho de drama.






40 comentários:

  1. Oi Manoel, tudo bem?
    Achei a premissa do livro bem interessante e em se passando no Brasil, ficou com um enredo diferente do usual também.
    Não sou muito de livros de ação, mas como sua resenha me deixou curiosa, vou anotar aqui para ler no futuro.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Heey!
    Eu adorei a premissa da história, curto muito essa parte de atentados e espionagem!! Ao que parece a autora escreve maravilhosamente bem e vale muito a pena ler o livro ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bom quando em poucas páginas o autor consegue contar tudo o que deseja. É uma capacidade de escrita admirável.

    Seguindo! ^^

    PARTICIPE DA PROMOÇÃO "1 ANO DO BLOG"!

    ResponderExcluir
  4. Livro lindo ... beijinhos
    ja estou seguindo o blog fantastico beijinhos
    http://hlanjens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sinopse bacana , gostei mesmo. Varias estórias em um livro só. Curti.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero

    ResponderExcluir
  6. Oieee,
    A adorei a resenhaaa, arrasou. Fiquei querendo lerrr *o*
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Manoel..
    Este livro reúne uma trama que com certeza eu ia gostar, em se tratando de terrorismo. E também gosto de personagens fortes. Faz certo tempo que quero ler este livro, mas ainda não tive oportunidade.
    Gostei de saber que gostou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá; essa é a segunda resenha que leio desse livro e estou cada vez mais curiosa para lê-lo, só pela sinopse e o título, não imaginaria que a história seria tão interessante assim.

    ResponderExcluir
  9. Caramba... perdi o fôlego só lendo a sinopse hehehe.

    Esse livro deve ser bom mesmo !

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Esmalteca 230 |

    ResponderExcluir
  10. achei a história muito confusa, sem pé-nem-cabeça... certamente não é o tipo de leitura que me atrai... =T

    ResponderExcluir
  11. Olá, Manoel.
    Ainda não conhecia esse livro e fiquei bem interessada nele. A capa é muito bonita e a premissa é instigante. Me pareceu ter muita história para poucas paginas, mas se você disse que foi o suficiente, acredito hehe. Se der, lerei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Manoel!
    Eu gosto muito de mistério, conspirações mundias, ação e drama, acho que leria Erica sem problemas, parece um livro com leitura rápida e bem divertido, daqueles pra gente passar umas horinhas sem pensar muito!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa, digo que estou curtindo mais distopias rs, vou anotar na minha wishlist!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Essa ideia de vários atentados me lembra o pouco o livro que to lendo, que é os três.

    ResponderExcluir
  15. Que livro diferente! Não conhecia, mas fiquei um pouco interessada em conhecer mais dele depois da sua resenha! Bom saber que você gostou e que os autores nacionais estão arrasando e escrevendo cada vez mais sobre assuntos diversificados! Bjos

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  16. Manoel!!
    A capa é diferente e a resenha foi ótima, pelo jeito a autora soube desenvolver muito bem e sem precisar de 8347328947238742 páginas para isso, interessante... Fiquei curiosa pois nao conhecia essa obra e nem a autora :3
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Manoel! Tudo bem? Cara, adorei a premissa do livro! Pelo título do livro eu não dava nada para a história, só que quando li a resenha e vi sobre o quê a obra tratava fiquei mega interessado em ler "Érica"! *-* Parabéns pela resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Manoel!

    Essa é a segunda resenha que li desse livro, cada vez mais fico com vontade de ler! A premissa é muito boa e eu adoro um suspense!
    Adorei a resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Manuel!
    A premissa do livro me atraiu bastante.
    Além, é claro, do fato da protagonista ser bastante destemida e ter sido bem desenvolvida.
    Fiquei curiosa com a história.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
  20. Oiie!!!
    Não conhecia o livro, e pela premissa parece ser um bom livro e que não deixa dividas que a autora soube escrever e o melhor não deixa o leitor ficar perdido, pq vamos combinas tem uns livros por ai que eu fico mais perdida que barata correndo do veneno. Mas vou ser sincera, mesmo o livro sendo bom, o mesmo não me atraiu. Por de ser que eu lendo outras resenhas eu venha a me interessar. Mas não pense que sua resenha esta ruim, muito longe disso, esta perfeita.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas uma das minhas colaboradoras está com ele em mãos e logo logo vai resenhar. Eu sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, porque você soube abordar muito bem sobre a história. Mas gostei principalmente do seu ponto de vista, porque me parece ser um livro bastante envolvente. Mas seilá, estou com tantos livros para ler que fico até angustiada de comprar mais do que já tenho viu? E olha que eu nem li metade do que tenho ainda =x hahahahaa

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-ella-e-micha.html

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo joia?
    A primeira vez que vi esse livro fiquei com muita vontade de ler por causa da capa, confesso haha . E quando fiquei sabendo da história em si, fiquei mais curiosa ainda. Ficou ótima sua resenha, vou providenciar a leitura dele logo logo.

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Manoel,
    achei a premissa do livro muito confusa e mirabolante e quando é assim a não ser que estejamos falando em fantasia a leitura não me atrai.
    Gostei só da capa mesmo, ela me enganaria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Manoel!
    Nossa, que livro interessante \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  25. Amei esse livro, é do tipo que gosto <3
    http://its-sucker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Estava precisando mesmo de uma indicação de livro nacional portando já anotei a dica. Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro mas não tinha me interessado tanto, agora fiquei mais curiosa com a história, gostei. Ótima resenha.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Gostei muito da resenha mas confesso que o livro não me animou muito :/
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  28. Parece ser um livro bem diferente! Não conhecia.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  29. Nossa, nunca tinha visto nem ouvido falar sobre esse livro, mas de cara a capa me chamou muito a atenção.
    Gostei bastante da sinopse, acho que vai para minha lista de desejados :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá´! Muitas coincidências comigo nesse livro! hehe
    Primeiramente a autora é minha xará e a protagonista mora na mesma cidade que eu! kkkkkkkk
    Bom, adorei a trama espero ter a oportunidade de lê-lo. Sério que tem apenas 270 páginas?! Nossa pensei que com todos esse personagens e histórias diferentes ele teria pelo menos umas 350 páginas! Vamos ver como ele se desenrola!

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  31. Fico feliz que você trouxe um livro nacional, acho isso um incentivo muito grande. Contudo, mesmo sua resenha sendo muita boa, o livro não me chamou muito atenção. Não é um livro que faria uma leitura, mas obrigada pela dica.
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas o enredo me chamou muito a atenção. A maestria da autora em conseguir conduzir várias histórias sem se perder também me deixou bem curiosa. Aliás, quero saber que final é esse haha!
    Com certeza irei ler esse livro!
    Ótima resenha!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  33. É a segunda resenha que leio sobre Érica e acho que vou me apaixonar pelo livro. Uma pena que perdi a chance de adquiri-lo em uma promoção há algum tempo. Gosto de enredos com vários personagens e uma boa amarração entre eles. A autora com certeza está de parabéns por conseguir fazer isso em tão poucas páginas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oie :)
    Entãooo, conspiração mundial? haha, n é bem meu estilo de leitura, o fato de ter tantos personagens tbm n me deixou cm muita vontade de ler ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá Manoel, sem duvida Érica é um livro incrível, li ele faz alguns meses e me surpreendi com o final e a forma que a autora conseguiu ligar todos os acontecimento e personagens *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Adoro livros assim que mesmo com tantos personagens a autora não se perde.
    Finais que me prendem eu amo, vou procurar já pra comprar

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi
    Estou com o livro aqui em casa para ler e admito que estou mega ansiosa.
    Ainda não tinha lido a resenha do livro, e sei que vou amar o livro. Saber que a personagem é forte me agrada muito.
    Amei a resenha.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/parceria-loja-mimos-da-re.html
    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/divulgacao-lancamento-e-promocao.html
    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/sorteio-herdeira.html

    ResponderExcluir
  38. Oi Manoel, tudo bem?
    A premissa do livro não me atraiu muito, mas saber que ele tem um bom desenvolvimento soma pontos positivos a respeito dele!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  39. Oii, tudo bem?
    Recentemente recebi esse livro da autora, achei a premissa do livro bem interessante. E sua resenha ficou muito boa, fico feliz que tenha gostado tanto do livro.

    Beijos.
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Manoel,
    Gostei demais da ideia de Erica, gostei do desenvolvimento que você deu em sua resenha, com certeza procurarei pra lê-lo

    ResponderExcluir