terça-feira, 14 de abril de 2015

73# Resenha: O Vitral | Fernando Valverde



Autor: Fernando Valverde
Editora: Novo Século (Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 376
Sinopse: Enquanto aguardava o concerto dentro da capela de um colégio, Addae Emussen observou que em um dos vitrais daquele lugar havia uma gravura nada condizente com a fé cristã. Atento a todos os detalhes, logo percebeu que o vitral não estava ali por acaso. Nele está embutido um singelo convite deixado por uma fraternidade milenar, que, infiltrada no Vaticano e também em diversas outras religiões espalhadas pelo mundo, atravessa os séculos com a missão de guardar o segredo que mudaria o rumo da humanidade. Para conhecer tal mistério, todos os envolvidos deveriam passar por uma transformação psíquica e espiritual, e Addae Emussen estava pronto para viver tal experiência. O enigma do vitral e o interesse que a fraternidade tem em chegar até o Addae é o ponto de partida deste romance, que envolverá você, leitor, e o fará trilhar um caminho mágico pelos mistérios da vida e da criação.




Addae Emussen, nosso protagonista, decide fazer uma visita à um amigo, eles planejam se encontrar numa igreja. Addae é o primeira à chegar nesta tal igreja e fica aguardando a chegada de seu companheiro. Enquanto aguarda, ele nota algo estranha em um dos vitrais da igreja, uma gravura que em nada condizia com o cristianismo, o que acaba lhe deixando muito intrigado. 


Tal mistério acaba levando Addae à descobrir uma fraternidade milenar que está infiltrada em religiões espalhadas por todo o mundo e que guarda um grande segredo. A partir daí, ele vai começar uma grande jornada de aprendizado, passando por toda a história da humanidade, onde ele irá descobrir o verdadeiro significado da fé.


"Nascemos puros, só que chegamos à um mundo todo moldado, engessado, povoado por pessoas que, ao longo da história, aprenderam que o bom é ser malicioso e corrupto".

Em O Vitral temos uma leitura profunda e densa sobre o espiritualismo, religiosidade e fé. Em nenhum momento o autor se limitou a tratar de uma única religião ou falou mal de outra, apesar de a história tomar como base o cristianismo. 

Durante toda a leitura, Addae vive muitas experiências e recebi muitos ensinamentos, que servem de reflexão para o leitor. Em vários momentos o leitor participa das experiências vividas pelo protagonista, aprendendo e crescendo juntos no decorrer da leitura.

Algo que marcou muito a leitura foi o seguinte ensinamento: Muitas vezes achamos que aquilo que normalmente fazemos e que nos foi ensinado por nosso pais, pode ser chamado de fé, mas isso não passa de uma visão distorcida do que ela realmente é. Fé é acreditar em algo por livre e espontânea vontade, e não o medo ou temor de algo maior, visto que se fizermos algo de errado, seremos castigados. Devemos fazer o que é certo porque acreditamos que aquilo é certo, não por medo e porque isso é nos dito.

Somente alguns pontos me incomodaram no livro, primeiramente, o autor tem - como eu já disse - uma escrita profunda que em algumas vezes se torna muito cansativa, deixando o decorrer da leitura bastante lento. Além disso, temos um romance na trama, que em minha opinião deveria ter sido mais desenvolvido.

Concluindo... O Vitral é uma leitura que mudará sua visão sobre o mundo em muitos aspectos. É um livro que lhe fará crescer como ser humana, abrirá sua mente e lhe deixará fascinado. 



8 comentários:

  1. Oii
    Gostei muito do ensinamento que você citou! Totalmente verdadeiro! Parece ser uma leitura interessante para quem curte o tema!

    Até mais,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
  2. Olha gostei muito de tudo que você abordou sobre o livro, porque me parece ser super interessante, principalmente quando nos passa alguma lição de vida. Adoro isso. Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura dele um dia, porque eu adoro conhecer novos autores nacionais. Parabéns pela sua resenha. Ficou incrivel viu ? =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-limiar.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Manoel, tudo bem?
    Este é o tipo de livro, que tem que ser lido, com a mente aberta. Me parece ser interessante, mas não sei se leria.
    Ótima resenha.
    Sucesso.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo joia?
    Primeiro de tudo quero te dar os parabéns, sua resenha ficou maravilhosa.
    Eu não conhecia a obra, confesso que no inicio da resenha eu não estava muito curiosa a respeito do livro, mas pela proposta dele o que pude perceber do modo como você contou acabou me deixando curiosa, principalmente pelo ensinamento e pelos pontos mais do que interessantes destacados.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Manoel, parece ser um livro bastante profundo e carregando de ensinamentos. Achei incrível a passagem "Nascemos puros, só que chegamos à um mundo todo moldado, engessado, povoado por pessoas que, ao longo da história, aprenderam que o bom é ser malicioso e corrupto" - infelizmente é bem isso mesmo.
    Uma pena o autor não ter desenvolvido bem o romance.

    Beijão,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante dessa capa e a história me pareceu ser interessante. Me lembrou bastante os livros do Dan Brown. Se der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. O livro não nada haver comigo. Mas adoro livros reflexivos sabe.
    Adorei a resenha. Foi bom conhecer mais um livro.

    Bjs
    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Confesso que se eu visse o livro ele não me chamaria a atenção, mas lendo sua resenha ele pareceu bem interessante.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir