segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

65# Resenha: Feitiço | Sarah Pinborough


Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 223
Sinopse: Cuidado com o que você deseja!
Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos!
Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.
Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!

Em Feitiço temos uma releitura do conto da Cinderela, porém, com várias diferenciações do conto original. Cinderela continua como uma gata borralheira, fazendo os serviços da casa e recebendo ordens de sua madrasta, mas el também é uma jovem mimada, ambiciosa e invejosa, que sempre sonhou em casar com o príncipe e fazer parte da realeza.

Quando um grande baile é anunciado, a madrasta de Cinderela não economia e gastar todo o dinheiro que restou da família para tornar a meia irmã de Cinderela, Rose, uma verdadeira dama, dando-lhe aulas de etiqueta, comprando joias e vestidos caríssimos. No dia do baile, Cinderela é obrigada a ficar em casa, o que lhe enche de ódio e inveja da meia irmã.

"- Toda beleza é mágica. Você vai aprender com isso - disse com delicadeza a fada madrinha. - Mas é uma magia que você não pode controlar. "


Enquanto se lamentava por sua vida miserável, Cinderela é surpreendida por uma presença inusitada, uma fada madrinha, que lhe promete torná-la uma princesa e casar-lhe com o príncipe, mas para isso, Cinderela terá que fazer-lhe um favorzinho. Cinderela aceita e vai ao baile, onde se encontra com o Príncipe e ele apaixona-se por ela. 

Os preparativos para o casamento começam, e Cinderela começa a pensar nas consequências do que fez e a notar que a vida na realeza e o Príncipe não são o que ela imaginava.

"(...)- Mas me diga...- Ele se apoiou contra a parede daquele jeito relaxado.- Você não desconfiou nem por um momento de que um homem tem de ser muito tolo e egocêntrico para reconhecer a mulher que diz amar apenas porque o pé dela se encaixa num sapato?"

O enredo central da história é quase o mesmo do conto original, porém com alterações muito fortes a partir do meio do livro. A escrita da autora neste segundo volume foi melhor que no primeiro, eu me senti mais preso a leitura, coisa que não foi tão presente em Veneno.

Umas das marcas nesta trilogia é como a Sarah Pinborough consegui misturar e desenvolver as histórias paralelamente, sem que ela própria se perca em sua narração. Um exemplo disso, é a maneira como a autora junta personagens de Veneno com os novos personagens de Feitiço, mostrando como um personagem pode representar dos papéis ao mesmo tempo e em histórias distintas.

E por falar em personagens, eles são a principal marca desta trilogia, já que suas personalidades fogem daquelas que conhecemos nos livros infantes, nos fazendo repensar em quem é herói ou vilão. Como a Cinderela, que é invejosa, mimada e egoísta, e a Fada Madrinha que não está disposta a ajudar sem ganhar algo em troca.

"- Ser uma mulher da nobreza não era exatamente a vida de amor e risos com qual ela tinha fantasiado."

Outra marca na Saga Encantadas são as cenas picantes presentes no livro, neste segundo volume, a autora manteve a forma de narrar tais cenas, picantes na medida certa e sempre cortando ou mudando de cena na hora em que as coisas começam a esquentar realmente. Ao meu ver, a própria faz isso para mostrar que os personagens de seus livros são mais verdadeiros que os dos contos infantis, e não para polemizar, como muitos afirmam.

Enfim, Feitiço foi uma leitura encantadora, que me cativou muito mais que seu antecessor e mal espero para ler o terceiro volume, Poder.


11 comentários:

  1. Oi, José!

    Estou bem empolgada para ler a Saga Encantadas. Vi algumas críticas positivas e fiquei ainda mais intrigada. Feitiços parece ser uma boa releitura, quero conhecer esse outro lado da Cinderela. Achei incrível a autora trazer à tona essas características sombrias aos contos de fadas, afinal, eles começaram assim.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie José
    eu nunca reparei muito nessa série, até ver resenhas positivas pela blogosfera.
    Gostei da sua resenha. parece interessante a forma como a autora se prontificou a fazer uma releitura meio hot de clássicos da infância.
    Quero ler a série toda.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    To lendo o terceiro livro atualmente, mais nem postei a resenha desse. Esse livro me agradou mais que o primeiro, pois nao gostei de Veneno. Mais esse eu comecei a entender melhor a proposta da autora. Que bom que gostou desse livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Estou louca para ler esse livro! Já li o primeiro da série e gostei bastante! Adoro a nova roupagem que a autora deu para os velhos contos de fadas!

    Bjs
    www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  5. Oi José, obrigado por sua visita ao Doces Letras.
    Sua resenha é a primeira que leio sobre este livro.
    Já tinha lido algumas sobre Veneno, e não foram muito favoráveis, por isso apesar de estar muito curiosa para conferir a série, acabei desanimando.
    Sua resenha me deu outro olhar sobre a série e resolvi colocá-la de volta na lista de futuras aquisições.
    Sucesso.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já estou seguindo o blog e suas redes sociais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá :)

    Eu tenho a trilogia e estou louca para arranjar um tempinho pra ler, ela parece ser bem legal.
    Curti sua resenha, me deixou curiosa.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da trilogia, mas cada resenha que leio fico mais curiosa.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi José, tudo bem???? Adorei a resenha. Eu sou louca para ler essa trilogia, mas ainda não consegui. Eu gosto muito de releituras dos clássicos infantis, então acho que vou curtir muito esse livro :)
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Confesso que li por cima sua resenha com medo de spoiler, tenho os 3 livros mas não tive tempo para ler ainda!
    Adoro releituras dos clássicos, a série Once Upon a Time é fantástica!
    Já estou seguindo o blog!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, José, tudo bem?
    Eu li essa trilogia e esse foi o livro que mais gostei. Achei essa releitura incrível e amei a desenrolar da história, o papel do caçador na trama e o final rs.
    O terceiro também é legal, mas ainda acho que esse foi o único que superou minhas expectativas.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir