segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

62# Resenha: Garoto Encontra Garoto | David Levithan


Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Sinopse: Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!






Paul é um garoto gay. Simples assim. Desde de pequeno, antes mesmo de conhecer o significado da palavra 'gay', ele já sabia que gostava de outros garotos. Assim ele se tornou muito conhecido em seu colégio e graças a algumas de suas iniciativas, sua escola passou a ser um exemplo de instituição sem preconceitos ou tabus (além de ser uma escola muito louca).

Numa noite de curtição, ele e seus melhores amigos, Joni e Tony, decidem dar uma passada numa livraria. No meio de muitas prateleiras e muitos livros, Paul encontra um garoto chamado Noah, que o deixa encantado logo de cara. Entretanto, o jovem rapaz sai da livraria e deixa Paul sem saber se eles se verão de novo.

“Fico ciente da minha respiração. Fico ciente dos meus batimentos cardíacos. Fico ciente de que minha camisa está parcialmente para fora da calça. Pego o livro da mão dele e agradeço. Coloco de volta na prateleira. Não tem como autoajuda me ajudar agora.”

Porém, Paul tem uma grande surpresa ao encontrar Noah numa das arquibancadas do ginásio de sua escola. Os dois se conhecem melhor e começam a namorar. Mas Paul, sem querer, acaba com seu relacionamento de uma forma desastrosa.

Agora ele terá que arranjar um jeito de reatar seu namoro com Noah. E ainda por cima, Paul terá que lhe dar com muitos outros problemas, resolver seu dilema com Joni, dar um jeito no seu ex-namorado e ajudar Tony com seus pais mega religiosos.

"Parte de amar é deixar a pessoa ser quem ela quer ser."

Garoto Encontra Garoto foi o primeiro romance do aclamado David Levithan (acho que ele tem uns 11 anos de publicação).

Devo começar dizendo que o livro é um típico romance adolescente, devo dizer que o próprio é até clichê. Entretanto, é ai que está a mágica do livro e talvez aquilo que mais me tenha cativado nele. Como isso é possível? Simples. Apesar dos vários traços surreais do livro (personagens, locais, etc), o autor trata todas essas coisas como se fossem a coisa mais natural do mundo, incluindo neste enredo acontecimentos e fatos típicos de um romance adolescente. Não temos neste livro um drama de um garoto gay (coisa que se vê muito por ai), e sim, uma história simples, cativante e divertida.

Os personagens do livro são uma graça, como o resto da história. Ressaltando a Drag Queen mais Diva que conheço, Infinite Darlene, ela é um dos personagens mais divertidos que conheço, e com certeza não vou me esquecer dela por um bom tempo. E por falar nela, um fato curioso é que no começo do livro, o David Levithan fala que ele foi feito baseado em um conto que ele tinha escrito para dois amigos, e no final do livro temos esse conto escrito, e adivinhem quem protagoniza o conto? Isso mesmo, Infinite Darlene!! hahahaha

Acho que não tem muito mais o que dizer sobre o livro, é uma leitura simples, leve, gostosa de se fazer. Digo que este é um livro pra se ler em momentos nostálgicos. Quem me dera que existissem lugares como o cenário do livro, o mundo seria um lugar melhor. Enfim, é um leitura que recomendo muito.




Um comentário:

  1. Sempre fiquei com medo desse livro, por parecer muito clichê. Mas, admito, amo clichês haja Então, espero lê-lo em breve! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir