terça-feira, 30 de setembro de 2014

53# Resenha: Veneno | Sarah Pinborough


Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!





Veneno faz parte da Saga Encantadas, onde temos recontagens dos contos de fadas sendo que este primeiro volume trata da história da Branca de Neve.

Lilith foi obrigada a se casar com um poderoso Rei quando ainda era muito nova, esse Rei era o pai de Branca de Neve. Branca de Neve tem alguns hábitos bem diferentes, por exemplo, ela adora nadar sem roupas no lago, adora cavalgar usando roupas de homem que lhe são mais confortáveis, esses hábitos deixam a Rainha Lilith com muita raiva dela, além disso, Branca de Neve é muito doce e amada por todos no reino, deixando a Rainha com mais inveja e raiva.

Certo dia, o Rei decide partir para a guerra e deixa tudo nas mãos de Lilith até a sua volta. A Rainha então vê uma oportunidade de mandar e controlar a vida de Branca de Neve como bem entender. Ela proíbe a menina de sair para cavalgar usando suas roupas, lhe obriga a usar vestidos e espartilhos apertadíssimos.

Entretanto, Branca de Neve não se deixa abater e, num baile promovido pela Rainha, ela faz uma brincadeira com o intuito de divertir sua madrasta, mas Lilith não gosta nada disso e decide por um fim a princesa. Ela manda um caçador ir atrás de Branca de Neve para arrancar-lhe o coração, mas ele acaba sendo seduzido pela princesa e não faz o que lhe foi mandado. A Rainha enfim usa um último recurso, a maçã envenenada.

"Toda vida é igual. Toda a morte é igual."

Acho que tudo o que falei é praticamente o enredo da história original, temos algumas mudanças, principalmente daí pra frente. O principal foco do livro é a história da Branca de Neve, entretanto, temos a presença de personagens de outros contos, como João e Maria e Aladdin.

Acho que a principal marca de Veneno seja a mudança do nosso ponto de vista sobre vilões e finais felizes. Primeiramente a Branca de Neve, apesar de um pouco mudada, continua sendo a jovem doce, bonita e pura (talvez até meio boba), como é representada no conto original. Já a Rainha Lilith é a personagem que realmente teve uma mudança, posso dizer que muitas de suas atitudes foram justificadas e em certos momentos eu torci por ela. O final do livro foi sem dúvida a parte mais marcante de toda a leitura, realmente a autora arrasou no final.

Muitas pessoas disseram que o livro é muito picante, mas sinceramente, só achei uma cena de sexo realmente bem descrita no final da leitura, o resto das cenas, que foram poucas, não tiveram tanta descrição e eram bem fracas.

A escrita da autora não é tão profunda quanto eu gostaria, os personagens em si são bem rasos, mesmo a Rainha não teve um completo desenvolvimento de sua personalidade. Em momentos da leitura a Rainha odiava a Branca de Neve e em outros ela percebia que a menina não era tão ruim, essa inconstância na personalidade da Rainha não me agradou muito.

A parte física do livro está incrível, os detalhes no interior do livro são um charme e a capa é perfeita, eu quase não acreditei que essa capa é 100% brasileira, a Editora Única está de parabéns.

Por fim, Veneno é um bom livro, não é a mais incrível das recontagens, mas tem seus encantos. Com certeza continuarei a série que ainda tem dois volumes (e eu já tenho eles aqui).



7 comentários:

  1. Leitura rápida, fala um pouco de cada personagem mas não se aprofunda nada (exceto a rainha má). Achei que descreveria mais detalhes. Bacaninha…

    ResponderExcluir
  2. Essa releitura só vai melhorando ao longo dos livros, esse é realmente o mais fraco da trilogia, mesmo assim é bacana acompanhar mais sobre Branca de Neve e a rainha Lilith, a mistura entre o que já é clássico com elementos novos resultou em algo diferente e atraente, não considero também o livro com muitas partes eróticos, mas definitivamente não é um conto para crianças foi escrito voltado para o público mais velho, ainda mais nos próximos onde a violência e a sensualidade aumentam.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vou gostar do livro. Me interesso por esse tipo de enredo. Eu por exemplo adoro Once Upon a Time e acho que recontar os contos que nós já conhecemos por outro angulo é genial.

    ResponderExcluir
  4. Oii José, tudo bem? Confesso que não tenho muito interesse em ler essa trilogia, apesar de gostar bastante desse conto de fadas... já tinha ouvido gente falar sobre a inconstância da narrativa e esse fato me incomodou um pouco. A capa é realmente linda, nem sabia que era brasileira. Achei legal também aparecer personagens dos outros contos de fadas. Aguardarei as resenhas dos outros dois volumes.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Eu n sabia q essa série era uma releitura ^^
    Gostei de saber, adoro releituras!
    Msmo com vc dando somente três pontinhos p ele eu pretendo lâ-lo
    =)

    ResponderExcluir
  6. Finalmente uma resenha que conseguiu colocar em palavras tudo que penso sobre esse livro! Realmente o livro é fraco em alguns aspectos mas eu acho bem interessante essa recontagem de contos de fadas. Pra quem gosta do gênero, indico Branca dos Mortos e os Sete Zumbis hahaha :)

    ResponderExcluir
  7. Esta serie e demais .....
    Muuuuuito linda, a capa e historia fantástica. Participei de top comentarista com esperança de ganhar mais não ganhei e capa e muuuuito encantadora como a coleçao.

    ResponderExcluir