domingo, 24 de agosto de 2014

49# Resenha: Churumela e o Amuleto de Belizar


Autora: Elaine Souza
Editora: Dracaena
Páginas: 440
Sinopse: — Ei, Chu. Pediram-me para fazer uma sinopse de sua história para colocar na orelha do livro.
— Orelha? Elaine, você devia falar dos meus olhos violetas e não de minha orelha.
— Não é a esse tipo de orelha que estou me referindo... Ah, esquece!!! Acho que vou começar assim: Churumela é uma adolescente de quinze anos, que trabalha como garçonete na 'Delícias da Carne' desde a morte de seu pai. Nunca conheceu sua mãe e...
— Pode parar! Coisa mais chata! Por que não pula para a parte que minha vida muda completamente ao ganhar, dias antes de meu aniversário de dezesseis anos, um espelho rachado e uma folha em branco?
— Mas aí eu teria que contar sobre Bakía, os Falgoses e suas tranças brancas, as Princhis e suas mágicas, os Mandras e suas espadas, os Magôs e seus doze dedos, as colinas Criskas... Churumela, suas aventuras são de deixar qualquer um de orelha em pé!
— De novo esse papo de orelha?
— Por onde devo começar?
— Você, eu não sei. Mas você, LEITOR, que tal começar pela primeira página?


Churumela (Chu) é uma adolescente de 15 anos, ela foi abandonada pela mãe assim que nasceu e vive sozinha em um apartamento com o seu cachorro, o Xadrez, desde a morte de seu pai. Para se sustentar, ela trabalha como garçonete no Delícias da Carne, sua melhor amiga, e vizinha, se chama Paulinha. Também temos na estória o Rafael, por quem a Chu tem uma 'quedinha'.

Alguns dias antes de completar 16 anos, Chu recebe a visita de um homem estranho que diz se chamar Kailus e que lhe entrega um envelope dizendo ser um presente deixado por sua mãe. Dentro do envelope se encontra um espelho e uma folha em branco com a letra L escrita. A partir daí a vida de nossa protagonista vira de ponta cabeça, ela começa a ter sonhos esquisitos, premonições, é atacada por pessoas com olhos negros e descobre que seus pais e seus amigos vieram de um outro mundo chamado Bakía.

"Nem tudo é o que parece ser, Churumela."

Eu peguei esse livro e tinha grande expectativas, que foram alcançadas e ultrapassadas. Bakía é um mundo incrível, com todas as suas castas e seres fantásticos. Eu adoro livros assim, que trazem algo novo, é ótimo poder desvendar nas páginas de um livro um universo que você jamais viu/leu.

O livro inteiro é narrado pela Churumela, e isso é o que faz com que a leitura seja ainda mais envolvente, nossa narradora se comunica conosco sempre nos chamando de LEITOR. Ela interage, faz milhares de piadas (ela faz piada com tudo mesmo) e passa pelas situações mais inusitadas.

Por falar em Churumela, ela é uma protagonista cativante (e bem tagarela), me conquistou logo nas primeiras páginas. Temos outros personagens no livro que são muito divertidos, o Xadrez que é um cachorro muito mijão, o Rafael que é um ótimo guerreiro, a Paulinha que come feito um elefante, ufa! Eu queria falar mais, mas não posso, se não eu ia ficar aqui até amanhã.

O único defeito do livro são as cenas de ação, eu as achei pouco desenvolvidas e muito corridas, e o final também foi bem corrido, acho que a autora deveria ter desenvolvido um pouco mais.

"A beleza reside na simplicidade, um endereço difícil de se encontrar."

Bem, este é um livro que todo fã de fantasia tem que ler. Encontrei uns errinhos de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura. Estou torcendo para sair logo a continuação. E para vocês:

MARVRIKA, LIZKA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário