quinta-feira, 10 de julho de 2014

Campanha #RompamAsCorrentesLiterárias



Você deve estar se perguntando, que campanha é essa? Bem, eu vou explicar tudo nesta postagem, então vamos começar!

Todos nós sabemos que os brasileiros não leem muitos livros, as estatísticas mostram que lemos em média 2 livros por ano (salvo alguns leitores compulsivos como eu). A questão é, porque não lemos mais? Bem, para sabermos a resposta temos que ir aonde nossos pensamentos estão se formando, onde estamos conhecendo o que é a literatura, ou seja, as escolas.

A maioria dos alunos de escolas, públicas e privadas, não leem muitos livros e os que leem, são lidos por obrigação, para fazer algum trabalho ou avaliação ou até são lidos com a ideia de que essa leitura será útil para a vida acadêmica.

Eu estava no Facebook e vi um comentário de uma menina, em uma postagem sobre José de Alencar (não me lembro em qual página foi), a menina em questão perguntava no comentário qual o escritor menos chato para se começar a ler? Dentre os que ela citou na pergunta estavam Machado de Assis, José de Alencar, entre outros. Eu fiquei tipo, como assim, esses escritores escreveram grandes livros e estão presentes na história de nosso país e a menina os chama de chatos!

Depois disso eu passei a prestar atenção nas minhas aulas de literatura e notei algumas coisas. Primeiramente, as aulas de literatura, não só na minha mas na maioria das escolas, não estão de focando na literatura em si, os professores estão se importando mais no estudo de datas, acontecimentos e na decoreba de biografias de autores. Devemos lembrar de uma coisa, as aulas de literatura devem sim mostrar a história da nossa literatura, mas elas também tem o dever de formar leitores!

Vejamos a seguinte situação, o professor passa um livro para seus alunos lerem e fazerem um texto sobre o que entenderam. Entretanto temos alguns pontos negativos:

- O livro passado pelo professor com certeza será um livro de algum autor antigo, que foi escrito a dois séculos atrás;
- A maioria dos alunos não entenderá muita coisa da leitura, tanto pela linguagem antiga quanto pela quantidade de alegorias ou mensagens nas entrelinhas do texto;

Resultado de tudo isso: os alunos não terão feito uma leitura que enriquecerá a sua mente, tornando essa atividade uma perda de tempo.

Os professores passam trabalhos sobre livros para os alunos e se esquecem que os livros passados podem não ser de fácil entendimento. Muitas vezes os alunos não tem experiencia com esse tipo de atividade e o professor ainda quer que eles façam trabalhos sobre livros de séculos atrás.

Vou contar uma história: Um colega meu recebeu de sua professora uma atividade, ele teria que ler um livro e fazer um trabalho sobre o livro lido. Toda a turma em que ele estudava teria que fazer o trabalho. Os alunos tinham que escolher entre alguns livros. Meu colega escolheu o livro Diva do José de Alencar. Ele leu o livro e conseguiu compreender quase 100% da leitura. Entretanto ele foi o único a conseguir ler o livro e fazer o trabalho.

Sabem porque ele conseguiu fazer o trabalho? Ele conseguiu fazer porque ele já vinha lendo outros livros que não são usados em seus estudos, esses livros que ele leu eram de leitura mais fácil, com linguagem atual. Essas leituras foram aprimorando a sua capacidade de interpretação, dessa maneira ele conseguiu entender o que estava sendo representado em um livro que possuí, claramente, uma leitura mais complexa.

O que quero dizer é: Para que os alunos possam fazer trabalhos sobre obras complexas da literatura, eles precisam antes fazer trabalhos sobre obras mais atuais, de leitura mais fácil e que despertem o interesse do aluno, para assim desenvolver melhor suas habilidades de compreensão.

Por isso nós estamos criando esta campanha: #RompamAsCorrentesLiterárias, para que os professores se conscientizem desse problema e passem para seus alunos livros mais atuais. Mas ai vem os professores e dizem "os livros de hoje em dia não são bons para a área escolar", mentira! Existem dezenas de livros que abordam os mais variados assuntos, que podem muito bem ser estudados em escolas. Mas ai vem outro que diz "mas e as obras dos grandes autores?! Vão ficar de lado", de maneira nenhuma, nós compreendemos a importância destes livros para a nossa história e eles devem ser estudados, mas isso não quer dizer que eles sejam os únicos que mereçam isso.

Então é da ai que vem o nome da campanha. Nós estudantes muitas vezes temos que ler livros impostos por nossos professores, sem opção de recusa, ou seja, nós estamos presos por essas correntes da literatura.

Se você é um professor de português ou literatura, tome uma atitude e ajude na formação de bons leitores para o nosso país. Se é aluno, converse com seu professor e faça ele tomar conhecimento destes problemas.

Esta é a nossa mensagem! Compartilhem nas redes sociais, publiquem em seus blogs, sites, etc. Vamos todos juntos Romper as Correntes Literárias.

3 comentários:

  1. É um bom projeto! Digo porque tenho trauma do meu tempo de escola quando uma professora pediu à classe ler Dom Casmurro. Eu tinha 15, nunca li um livro que não fosse ilustrado. Ler Machado de Assis foi o mesmo que ver um filme russo sem acesso à tradução, não entendi nada. Por fim, desistir no meio do livro (ou antes) e fiquei com uma mega aversão, com desculpas que não tinha paciência pra literatura. Só tive vontade de ler alguma coisa 10 anos depois. Isto, graças a Paulo Coelho, J.K. Rowling, Sidney Sheldon, entre outros. Aí sim, li Dom Casmurro por conta própria, e confesso que adorei.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia do projeto!
    Passei por situações muito parecidas na escola. Da minha sala eu era uma das poucas pessoas que conseguiu ler um livro inteiro que foi proposto pelo professor, mas só porque desde quando eu era pequena eu tinha contato com livros que me interessavam e por isso eu desenvolvi a paixão pela leitura. Concordo que, se o seu primeiro contato com um livro for... sei lá... Iracema, por exemplo, com certeza ler não vai ser algo que você goste de fazer.
    Super apoio esse projeto!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o projeto!
    Em minhas aulas de Português temos de fazer um trabalho sobre um livro por bimestre.
    No primeiro bimestre havia uma grande caixa de livro cheia de livros atuais por exemplo livro da Novo Conceito e também haviam os clássicos.Todos nós limos e tiveram ótimos trabalhos da sala toda.No segundo bimestre a professora nos deu uma determinada coleção de livros para ler, nos quais ela nos dava um livro e tínhamos que o aceitar.Primeiramente os livros nem eram para a nossa idade e agora com o final de bimestre todos não conseguiram fazer tão bem seus trabalhos por causa desta leitura obrigatória.Até eu que me considero uma leitora tive dificuldades pois os livros são confusos e todos de uma coleção mais "antiga" de nossa professora!
    Enfim,adorei o projeto!
    Beijos
    EmyLu- Louquinha por Livros

    ResponderExcluir