sábado, 17 de maio de 2014

33# Resenha: Inia - Uma Aventura Amazônica | Marcela Marques Monteiro


Autora: Marcela Marques Monteiro
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 296
Sinopse: Inia é uma tímida jovem de Sarasota-Flórida, que vive sua vida pacata até conhecer a brasileira Lena e seus amigos, que planejam escalar o Monte Roraima – montanha que fica na fronteira tríplice entre Guiana Inglesa, Venezuela e Brasil. Ela decide unir-se ao grupo nesta aventura e viaja para o Brasil. À medida que a escalada ao monte se inicia, ela começa a ter uma série de sonhos sobre um misterioso lago, onde torna-se amiga de um lindo boto cor-de-rosa e de pessoas que fazem parte das histórias e lendas contadas pelos integrantes do grupo. A jovem turista americana também conhece um guia enigmático que lhe provoca sensações estranhas: André, de pele rosada e sorriso fácil, possui um encanto que atrai todas as mulheres ao seu redor. Envolta nesse mundo exótico de lavrados e montanhas tão antigas quanto à própria Terra, ela mergulha no mundo fantástico dos mitos e das lendas amazônicas.






"- Bem, isso são águas passadas. (...)
- É verdade, mas as águas voltam para você um dia. Elas evaporam e voltam em forma de chuva. É o ciclo da natureza . Ela rearranja nossas vidas dia a dia e às vezes nós nem damos conta disso."

Inia é uma jovem comum, ela vive na cidade de Sarasota, Flórida. Inia levava uma vida pacata até que sua amiga Alice pede que ela seja guia de um grupo de brasileiros em seu lugar. Inia vai ao encontro do grupo formado por 11 pessoas, dentre elas Kel, Dolly, Cissa, Willy, Leandro, Luíza, João Pedro, Luana, Júnior, Raquely e Lena. Após um passeio de barco, eles convidam Inia para um jantar, ela aceita e durante o jantar ela descobre que o grupo pretende escalar e Monte Roraima, localizado na tríplice Brasil, Guiana Inglesa e Venezuela, ela decide ir junto com o grupo nessa aventura.

Foto do Monte Roraima
Eles viajam e antes de escalar o monte, eles ficam hospedados em um vilarejo, onde fazem todos os preparativos e preparam o equipamento e a comida que iram levar. Quando eles vão começar a subida pelo monte, Inia conhece aquele que será o guia do grupo, André, o primo de Lena, ele é o centro das atenções e deixa encantadas todas as mulheres que poem seus olhos nele e Inia não escapa desse encanto.

No decorrer da escalada os integrantes do grupo contam algumas lendas amazônicas e Inia não consegue deixar de pensar em André e ele não descuida um minuto dela, dando-lhe carinho e atenção redobrados. Ela também passa ter sonhos que não compreende, um lago desconhecido sobre o luz do luar e com um boto cor-de-rosa, pelo qual ela cria um grande carinho. 

Bem, vou começar já falando do primeiro ponto positivo no livro, a descrição, no decorrer de toda a estória a autora demostra uma riqueza de detalhes que me fizeram sentir como se eu estivesse na escalada do monte em toda a sua majestosidade, visto que a própria autora já escalou o monte, assim podemos ter certeza que as paisagens paradisíacas descritas no livro são verdadeiras.

Em relação aos personagens, ninguém nunca vai conseguir se lembrar de todos eles, pois são muito mesmo, o grupo que escala o monte é formado por 16 pessoas se não me engano e eu só consigo me lembrar de quem são umas 7 delas! (.-.)

Boto Cor-de-Rosa
Durante o livro são citadas algumas lendas típicas da região e eu adorei conhecê-las, também adorei a maneira como a autora soube juntá-las com a estória. 

A capa do livro é linda, e tem muito a ver com a estória, mas acho que se alguém a visse iria pensar uma coisa totalmente diferente do que a estória é de verdade. A diagramação é simples e a única coisa que não gostei foi a impressão de algumas folhas na parte final do livro, elas vieram muito manchadas e isso é um erro muito grave e a única responsável foi é gráfica, acho que eles tem que tomar mais cuidado.

O ritmo da leitura é normal, eu demorei uns 5 dias para ler o livro. A única coisa que não me agradou no livro foi o final, tipo, foi bom, mas poderia ter sido muito melhor, eu não vou dar detalhes para não dar spoiler.

Pois bem, minha nota é um 4, só não dou a nota máximo para ele porque não gostei muito do final, entretanto o livro é muito bom e eu recomendo para qualquer um que perguntar.



4 comentários:

  1. Nunca tinha visto nada sobre este livro, me pareceu interessante a estória, verei se consigo comprar! ;)

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda e a estória parece bem interessante ,nunca tinha ouvido falar desse livro.Obrigada pela visita ^^

    leehlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Também fico agradecido pela sua visita! :D

      Excluir