domingo, 16 de março de 2014

18# Resenha: ARTHANNYA | Vera Lúcia Cervi Mattei


Autora: Vera Lúcia Cervi Mattei
Editora: Dracaena
Páginas: 492
Sinopse: Lúcia sentiu algo mudar quando o viu pela primeira vez, despertando em si sentimentos fortes e verdadeiros. E sempre quando encontra aqueles olhos cinza, ela sente sendo sugada a dois grandes abismos, como se ele enxergasse muito além do que é permitido, do que é aceitável. Quem é ele? E de onde veio? Toran leva uma vida cheia de compromissos e responsabilidades. Mas assim que a vê, ela passa a ser sua prioridade. Ele tem uma missão a cumprir. Ele sabe o que quer e o que veio buscar. Toran não recua. Ele avança sem pedir licença. E Lúcia? Será que deve largar tudo para embarcar nessa viagem e mergulhar de cabeça nessa imensidão de sensações? E o que é pior: estará disposta a enfrentar um bombardeio em terras desconhecidas? Sabendo que, no meio desse fogo cruzado, ela precisará se resguardar, se impor e, principalmente, sobreviver?

"É nesses momentos da vida que segundos viram minutos e horas se tornam dias ou anos. Qualquer que seja o sentimento ou a emoção que queremos descrever em poucas palavras, corremos o risco de sermos vagos e pouco fidedignos. A sensação é de que o eixo da Terra se deslocou, mas na verdade foi o seu próprio eixo que saiu do lugar. Você sabe que algo ficou diferente, mas não dá para explicar como, porque, quando e onde. Fogo e gelo passam rapidamente por suas veias ao mesmo tempo em que terremotos e redemoinhos se manifestam em seu íntimo."

Lúcia é uma mulher bem sucedida na vida profissional, independente e com uma família que a ama. Ela sempre se sentiu muito triste pelo fato de ter sido abandonada e de nunca ter conhecido seus pais verdadeiros.

Em uma festa de fim de ano ela acaba conhecendo o misterioso Toran, um homem sedutor e com um olhar incrivelmente hipnótico. Após um tempo se conhecendo Toran se apaixona por Lúcia e ela por ele, ele então revela a Lúcia que é um arthannyano e que à vigiava e protegia há muito tempo, numa missão dada por seu avô materno.

Daí pra frente a vida de Lúcia vira de cabeça pra baixo. Lúcia através de Toran vai descobrindo aos poucos a sua origem e a cultura dos arthannyanos. E com o passar do tempo o amor deles se tornar incrivelmente forte. Agora Lúcia tem que decidir se fica na terra ou deixar tudo para trás e ir viver um futuro desconhecido em ARTHANNYA com Toran?

"Nada é mais duradouro e cruel que uma despedida."

O livro é simplesmente de outro planeta (rsrsrsrs, ta bom, parei com as piadinhas '-'). Mas sério, o livro é muito bom, a história de amor criada pela autora é maravilhosa. As cenas de Toran e Lúcia juntos são tão lindas e um pouco cômicas digamos de passagem, teve momentos que deu vontade de rir muito deles. A escrita é leve e eu li o livro rapidinho, demorei só 4 dias, e olha que eu tenho 4 provas essa semana (,-,).

Muitas questões são levantadas durante a leitura e a que mais chamou a tenção foi a seguinte: "Você largaria tudo para viver em outro lugar onde não conhece ninguém, nenhum costume, absolutamente nada e deixar para trás seus amigos e familiares?" Realmente não é uma decisão fácil de se tomar, e durante toda a leitura essa decisão é imposta à Lúcia e podemos acompanhar o quanto ela refletiu para fazer uma escolha.

Eu adorei o planeta e a sociedade construídos pela autora. ARTHANNYA me lembra muito uma utopia, pois a sociedade onde eles vivem é bem organizada e todos trabalham para o bem de todos, fatos estes presentes numa Sociedade Utópica, e isso é bem interessante e talvez até novo, já que atualmente os autores estão investindo mais em livros distópicos, como Jogos Vorazes e Divergente.

A cultura dos arthanyanos é bem interessante e muito envolvente, eu sempre sinto isso em livros assim, aquela vontade de conhecer mais e mais. Mas a autora não abordou muitas cenas em ARTHANNYA, o livro girou mais entorno da história de amor entre Toran e Lúcia, mas, apesar do livro ser um volume único, acho que a autora poderia escrever uma continuação só para me fazer mais feliz. Ouviu isso Vera Lúcia? É melhor começar logo a escrever esse segundo livrinho.

Não preciso nem dizer que a capa é linda e que tem tudo a ver com o enredo do livro. O livro teve uns erros de digitação, mas coisa pouca, não atrapalhou em nada a minha leitura. As folhas são amareladas e a letra é de bom tamanho.

E o final do livro? Foi muito bom.Vou até deixar essas carinhas aqui para você ver como eu fiquei no final.


Minha nota é um 4,3 mas como eu gosto de arredondar as coisas vou deixar somente um 4. Recomendo-o para todo muito que gosta de um bom romance.


Bem é isso galera, e para quem se interessou pelo livro ele está disponível na saraiva.


P.S.: E esta aqui é também a nossa 100ª postagem, UHUUUUUL, YEAHHHHH, WOOOOOOW, fogos de artifício, festa, comida, dança... Ta bom, parei, mas é muito bom poder dizer que já temos 100 postagens em tão pouco tempo. Muito obrigado a todos que nos apoiam no nosso dia-a-dia, vocês são demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário