quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

7# Resenha: Imperdoáveis de Fernanda Egger

Olá galera, resenha nova e de livro nacional. Boa leitura!

Autora: Fernanda Egger
Páginas: 371
Editora: Dracaena
Sinopse: Daniel, um anjo da ordem dos Principados, apesar de estar atribuído à Terra, despreza as fraquezas humanas. Quando designado a uma missão por um anjo abaixo dele na hierarquia celestial, negligencia sua tarefa. Acusado de Soberba – um dos Sete Pecados Capitais - é rebaixado à categoria de Anjo da Guarda de uma criança mortal, destinada a ser profetiza do Senhor. Clarissa, a quem Daniel foi incumbido de proteger, é uma menina tímida, marcada por perdas precoces em sua breve existência, e tem muita dificuldade em fazer amigos. Oito anos depois, e ainda deprimido com sua missão, Daniel torna-se indolente e apático, até ser visitado por Belphegor, o príncipe das trevas que representa o pecado da Preguiça. Visto que cometeu outro erro, procura os Céus e confirma que os Pecados Capitais são considerados Imperdoáveis aos anjos e que como castigo pode ser banido para o Inferno. Motivado por uma Virtude, Daniel assume a forma de um menino e entra em contato direto com sua protegida, a fim de aprender o significado de ser humano e a real importância de sua missão. Mas será Daniel capaz de permanecer longe das tentações mortais e de não pecar mais contra as leis divinas? Imperdoáveis é uma história de amor e amizade, onde as certezas são questionáveis, que se propõe a mostrar como as experiências podem ensinar algo novo, mesmo para aqueles que são sábios e imortais.


Bem, a sinopse ai em cima já disse muita coisa, então não vou me aprofundar no começo da história. Como já sabem, Daniel agora é o Anjo da Guarda de uma garota humana chamada Clarissa, destinada a ser profetiza de Deus.

A história do livro começa a se passar no ano de 2008 em Niterói, quando eu li isso pensei: "Porque se passar em 2008 já que o livro foi lançado agora em 2013?". Ai quando eu estava na metade do livro descobri o porque, fiquei de queixo caído e pensei "OH MY GOD". Mas agora, continuando...

Clarissa tem olhos e cabelos castanhos, é uma menina muito tímida e não tem nenhum amigo, apesar disso é uma criança muito carinhosa e feliz, ela vive com sua mãe Elizabeth, que é uma viciadona no trabalho, mas sempre coloca sua família em primeiro lugar, e também com sua avó Anna, recém-viúva. Todas são mulheres fortes e eu as admiro muito.

Daniel é um Anjo com aparência de ter em volta dos 30 anos, com cabelos caracolados, loiros com mechas de cor caramelo. Após ter cometido mais um pecado contra o Paraíso, aconselhado por uma Virtude, assumi a forma de um garoto magro, de aparência semelhante a de Daniel, e se apresenta diretamente a Clarissa. Ela questiona a presença do garoto, eu também faria isso se alguém que eu nunca vi na vida aparecesse no meu quarto como num passe de mágica, mas depois se conforma com a presença do garoto. Ela lhe dá o nome de Ângelo, e passa a confiar nele e assim ele se torna seu amigo e confidente. 

A amizade deles é muito bonita e como posso dizer, fascinante até, com a ajuda de Ângelo, Clarissa passa a se envolver com as crianças de seu prédio e fazer novas amizades, além de descobrir seu talento nato para a música, por falar nisso, no livro são citados os nomes de alguns artistas brasileiros além da música My Immortal do Evanescense, amo essa música, rsrs.

A história tem um ritmo calmo, isto é, até Clarissa ter sua primeira premonição. As Revelações, como são chamadas, vem através de sonhos e deixam no rosto de Clarissa marcas que parecem queimaduras e ainda são visões de catástrofes, que são bem traumatizantes para uma criança. Daniel vendo o sofrimento de sua protegida tenta em vão parar com suas visões e a única coisa que pode fazer é aliviar seu sofrimento. Ele se sente impotente sem poder ajudá-la e ela mais ainda por não poder fazer nada para impedir a realização de suas visões.

Será que Daniel sucumbira aos pecados carnais? Será que Clarissa poderá impedir a realização de suas visões? Bem só lendo para descobrir.

"- Eu era uma criatura fria e sem vida antes de te conhecer. Era um ser sem valor, um nada. Apenas uma luz ofuscante e solitária no Universo. Ai chegou você i invadiu os meus sentidos com vida, Clarissa. Através dos seus olhos eu pude ver o mundo à minha volta de forma diferente, porque antes não existia cor. Através de sua audição, a Terra passou a ter movimento próprio, um movimento diferente daquele em torno de si mesmo. (...) Sempre fui feito apenas de luz e criei esta casca para que se parecesse com pele e músculos para ficar perto de você. Mas foi a partir de você que eu fui feito de afeto. É minha estrela. A estrela que me guia. Confie em mim, você é especial."

Visão Geral: O livro é dividido em duas partes. Sendo que a primeira eu li devagar, pois ela é muito meiga, uma história gostosa de se ler, já a segunda parte eu virei em uma noite, perdi o sono por causa disso '-'.

De forma geral o livro foi ótimo, é uma história doce e meiga, que não chega a ser maçante. A escrita de Fernanda Egger me envolveu de uma maneira simples, foram tantas as emoções que nem sei explicar, eu ri, senti raiva e quase chorei, quase.

Imperdoáveis é um livro sobre amor e amizade verdadeira que mostra que sempre podemos aprender mais e viver novas experiências e emoções.

Nenhum dos personagens tem algo de impressionante, eles são pessoas normais, mesmo assim são bem cativantes.

Como eu já havia dito o livro faz referência a nomes de artistas brasileiros, como Claúdia Leitte, Ivete Sangalo, Paula Fernandes, etc. Para mim isso é um ponto positivo não só nesse, mas em todos os livros de autores brasileiros, pois apresentam coisas que conhecemos, como artistas e lugares, diferente de livros internacionais.

Também quero ressaltar a Sociedade dos Anjos criada pela autora, pode-se notar que eles vivem em uma sociedade onde, como a nossa, existem diferenças sociais e preconceitos. Isso me chamou muito a atenção.

Vale lembrar que o livro é narrado em terceira pessoa. Eu encontrei nele alguns erros ortográficos, mas nada que atrapalhe a leitura. 

Minha nota geral, levando em conta diagramação, designe, ortográfica e história é 4 = ótimo.


Obs: Quero deixar uma coisa bem clara. Não é porque o livro é de uma autora parceira do blog que eu vou dizer que amei o livro, eu dei a minha opinião sincera e verdadeira sobre o livro resenhado acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário